sexta-feira, 22 de junho de 2012

Funcionários da empresa de ônibus Montenegro paralisam 100% das atividades

Funcionários da empresa Montenegro paralisaram, na manhã desta sexta-feira (22), 100% das atividades. De acordo com motoristas e cobradores, a Montenegro não ganhou a licitação para operar as linhas de ônibus de Fortaleza.
Segundo os funcionários, foi acordado que as companhias de ônibus que foram beneficiadas no processo licitatório deveriam absorver os trabalhadores daquelas que não ganharam.
Os funcionários denunciam que, até o momento, não tiveram nenhum posicionamento por parte dos empresários. “Nós cobramos um posicionamento! Não sabemos para onde vamos”, explica o cobrador João Costa, de 30 anos.
A ação faz parte das manifestações da greve dos motoristas e cobradores iniciada na madrugada de quarta-feira (20). O diretor do patrimônio do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários (Sintro), Geraldo Luceno, afirma ainda que as empresas submetem os trabalhadores a jornadas sub-humanas. “Tem pai de família que não vê os filhos, porque sai de madrugada e, quando chega, as crianças já estão dormindo”.
Linhas
As linhas da empresa Montenegro funcionam nos bairros Parque São José, Vila Pery, Parque Santa Rosa e Conjunto Esperança.
Entenda o caso
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), decidiu, no dia 15 de dezembro de 2011, que o sistema de transporte coletivo da Capital seria licitado.
Conforme o presidente da Etufor, Ademar Gondim, as 22 empresas de ônibus em Fortaleza atuavam na cidade por meio de um termo de permissão. Segundo o presidente, para obedecer à Constituição Federal, as empresas só podem operar depois de participarem de um processo licitatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário