sexta-feira, 29 de junho de 2012

Impasse do terreno deve ser resolvido em 15 dias.

De acordo com o secretário de Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, a área para onde serão levadas as 80 famílias que vivem no terreno da refinaria será escolhida na semana que vem. Deputados trabalham para incluir a refinaria no próximo plano de negócios da Petrobras


Adail Fontenele, secretário estadual da Infraestrutura, afirma que em 15 dias deverá ser definido o terreno para onde serão transferidos os remanescentes indígenas que estão na área de influência do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. As exigências da Fundação Nacional do Índio (Funai) são o principal entrave à implantação da Refinaria Premium II, da Petrobras.

De acordo com o secretário, já estão em análise os terrenos sugeridos pela fundação, sendo eles em Caucaia e São Gonçalo do Amarante. Na semana que vem, ele afirma, o terreno será apontado. Alguns dias serão necessários, também, para avaliação de preço, burocracias da compra e definição do investidor.

Ele analisa que não são necessários mais de 800 hectares para acomodar a comunidade que será deslocada, pouco mais de 200 pessoas. O Governo chamou a Petrobras para investir os recursos necessários na compra do terreno. “Petrobras ficou de viabilizar recursos, mas o diretor que ficou de resolver isso, o Paulo Roberto Costa, foi exonerado”, afirma, com referência ao ex-diretor de abastecimento da empresa.

A aceleração da definição do terreno será abordada em documento da bancada cearense em Brasília. Segundo o deputado federal Antônio Balhmann (PSB), coordenador da bancada, o objetivo é zerar as pendências para que a refinaria esteja dentro do próximo plano de negócios da Petrobras. A previsão é de que o documento esteja pronto na semana que vem.

Investimentos
Sobre as obras do Estado motivadas pela implantação da refinaria, Adail diz não ter recebido nenhuma orientação contrária ao cronograma definido antes do adiamento das obras da Petrobras. “Enquanto não vier ordem contrária, vamos seguir o que estava previsto”, conclui.

Dentre os investimentos voltados para a refinaria, estão o desvio da CE-085, com obras já iniciadas e investimento de R$ 23 milhões.

O adiamento também levanta questionamentos sobre a capacitação da mão de obra, como afirmou Ciro Gomes à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo. “O Ceará investiu num centro de treinamento para 12 mil pessoas, o currículo da universidade foi readaptado”, disse o irmão do governador.

Ele também cobrou o compromisso firmado pelo ex-presidente Lula e pela presidente Dilma Rousseff. “A refinaria não é promessa eleitoreira de politiqueiro de quinta categoria. Ela está noplano de negócios da Petrobras”. Com isso, diz que é intolerável que a Petrobras adie o empreendimento sem conversar. (Colaborou Andreh Jonathas)

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

As refinarias Premium I e II, no Maranhão e no Ceará, respectivamente, não constam no Plano de Negócios da Petrobras2012-2016 por não terem viabilidade garantida. No Ceará, entre os impasses estão exigências da Funai.

Saiba mais

Articulação: CId, Sarney e Lobão

Cid Gomes encontrou-se esta semana com José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado, e Edison Lobão (PMDB-MA), ministro de Minas e Energia.

O objetivo do encontro foi articulação em prol das refinarias Premium I e II, uma no Ceará e outra no Maranhão, ambas adiadas segundo o novo plano de negócios da Petrobras.

O encontro aconteceu na última quarta-feira e foi confirmado pelo deputado federal cearense José Guimarães (PT), coordenador da bancada do Nordeste.

Tpdos pleiteiam uma reunião com a Petrobras, para cobrar os motivos da mudança e providências para reverter o quadro.

Segundo Guimarães,em Brasília, os trabalhos seguem em dois blocos: as duas bancadas e os dois governadores, Cid Gomes, do Ceará, e Roseana Sarney (PMDB), do Maranhão.

O deputado também afirma que o governador Cid Gomes está diretamente envolvido na questão.

“Na minha tranquilidade, afirmo que a refinaria não sairá do Ceará. São compromissos. Pode acontecer atraso, mas a refinaria é vital”, declarou o Guimarães.

 opovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário