Mais
de 13 mil homens e mulheres que compõem o Sistema de Segurança Pública
do Ceará estão mobilizados na “Operação Eleições 2012” a fim de garantir
a tranquilidade do pleito neste domingo (07). Um “Centro de
Gerenciamento de Comando e Controle das Ações de Segurança” será montado
na SSPDS para acompanhar todo o desenrolar das votações e intervir
quando necessário. O próprio Secretário da Segurança, Francisco Bezerra,
comandará as ações.
“Temos nos debruçado com especial atenção sobre esse tema”, disse o
secretário da Segurança, Francisco Bezerra. “Juntamente com os
comandantes das vinculadas da SSPDS estamos empenhados em garantir ao
povo cearense um pleito tranquilo e dentro do mais absoluto clima de
normalidade”, concluiu. As tropas policiais que reforçarão o
patrulhamento já estão no Interior do Estado desde a sexta-feira da
semana passada (28).
De acordo com o plano “Eleições 2012”, a PM mobilizará 11.474
policiais, sendo 6.013 na Capital e 5.461 no Interior. Já a Polícia
Civil empregará 1.106 policiais, sendo 302 em Fortaleza e Região
Metropolitana e 764 no Interior. O Corpo de bombeiros terá um efetivo de
688 bombeiros militares e a Perícia Forense disponibilizará 74
servidores. As ações dos policiais serão subsidiadas por levantamentos
feitos por agentes da Coordenadoria de Inteligência, que também atuarão
diretamente no pleito.
Em comparação com as eleições de 2008, houve um aumento no reforço
policial de cerca de quatro mil homens. Na época, a PM havia empregado
7.900 homens. Também serão empregados as três aeronaves da Coordenadoria
Integrada de Operações Aéreas, sendo um na capital e dois no interior.
Delegacias
Todas as delegacias Distritais e Metropolitanas funcionarão no
próximo domingo (dia 07). A medida deve-se à “Operação Eleições 2012”
desencadeada na Polícia Civil do Estado do Ceará na manhã desta
sexta-feira (05.10.12). A operação visa contribuir sobretudo para a
harmonia social no transcurso do período eleitoral, seja através da
prevenção ou repressão de crimes eleitorais e correlatos.
Devido o pleito eleitoral as delegacias funcionarão das 7 horas às 19
horas. Após esse período, funcionarão as delegacias plantonistas. São
elas: 2º (Aldeota), 7º (Pirambu), 11º (Pan Americano), 12º (Conjunto
Ceará), 30º (Conjunto São Cristóvão) e 34º (Centro) Distritos Policiais.
Já os 10º DP (Antonio Bezerra) e 13º DP (Cidade dos Funcionários) ficam
de plantão somente para o registro de Boletins de Ocorrência.
Das Delegacias Especializadas, as delegacias da Criança e do
Adolescente, de Defesa da Mulher, de Proteção ao Turista e a Divisão de
Homicídios, também funcionarão em regime de plantão. As Delegacias
Regionais, Municipais e Unidades Policiais também funcionarão com seus
efetivos regulares. Entre elas, Vinte e uma delegacias receberão
reforço policial. O reforço foi direcionado para os municípios de
Acopiara, Amontada, Aracati, Catunda, Crateús, Guaraciaba do Norte,
Icapuí, Icó, Independência, Ipaumirim, Iracema, Itarema, Jaguaribe,
Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Paraipaba, São Luís do Curu,
Tabuleiro do Norte, Uruburetama e Tamboril.
Lei Seca
Equipes das polícias Civil e Militar irão realizar blitze itinerantes
a partir da zero hora de domingo (7) para fiscalizar o cumprimento da
Portaria Nº 2220/2012 que proíbe “a venda, o fornecimento e o consumo de
bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, estabelecimentos congêneres e
demais locais abertos ao público”. A proibição vigorará da zero hora às
18 horas de domingo (7).
Policiais do Programa Ronda do Quarteirão, do Policiamento Ostensivo
Geral (POG), Batalhão de Choque, Batalhão de Policiamento Turístico
(BPTur) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de
Segurança Pública, comporão as equipes de fiscalização.
Flagrantes
Para dar suporte às blitze a Polícia Civil do Estado do Ceará montará
esquema especial a partir da meia-noite na Divisão de Homicídios e
Proteção à Pessoa (DHPP) para o registro das ocorrências. A DHPP fica na
Rua Juvenal de Carvalho, 1125 (na esquina com a Avenida Aguanambi, no
Bairro de Fátima).
A portaria foi assinada pelo Secretário da Segurança Pública e Defesa
Social, Francisco Bezerra, na terça-feira (02.10) e publicada no Diário
Oficial do Estado no dia seguinte. O documento foi enviado no mesmo dia
para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Ademar
Bezerra.
05.10.2012
Assessoria de Imprensa da SSPDS
Henrique Silvestre (
henriques.silvestre@gmail.com / 85 3101.6517)
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