quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Tapebas fazem marcha pelas ruas e avenidas de Caucaia

Índios da tribo Tabepa realizaram, na manhã desta quarta-feira (3), a “Marcha do Dia do Índio Tabepa”. Segundo o líder Weibe Tapeba, cerca de 1.200 integrantes de 13 aldeias diferentes participaram da caminhada, que partiu da Praça da Igreja Matriz e seguiu pelas principais ruas e avenidas de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.
A marcha marca a morte de Vitor Tapeba, segundo cacique tradicional da etnia, que morreu em 1982, conforme Weibe. O líder afirma que a caminhada é realizada há oito anos e faz parte do calendário político da etnia e do calendário escolar das Escolas Indígenas Tapeba. “Queremos ainda trazer visibilidade e mostrar que estamos fortes e organizados”, acrescenta.
A demarcação de terras também foi outro ponto que os Tapebas chamaram atenção durante a marcha. Conforme Weibe, eles aguardam a publicação, no Diário Oficial da União, de um relatório com identificação e delimitação da terra – concluído pela Fundação Nacional do Índio (Funai) em dezembro de 2011 -, para que o processo possa continuar. “O interesse político vem dificultando”, desabafa.
Dia do Índio Tabepa deve ser instituído
O dia 3 de outubro deve ser instituído Dia Municipal do Índio Tapeba, de acordo com Weibe. O líder afirma que um Projeto de Lei (PL) instituindo a data comemorativa já foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Caucaia, mas falta ser sancionado pelo prefeito da cidade. “Nós merecemos, pois a cidade foi originada do antigo Aldeamento Tapeba Nossa Senhora dos Prazeres”, justifica.

 http://www.jangadeiroonline.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário