sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Caucaia e Fortaleza unem-se na limpeza de Rio

Uma parceria entre as defesas civis de Caucaia e Fortaleza está resultando em um importante serviço para populações em situação de risco. As duas entidades uniram-se na limpeza do rio Maranguapinho nas regiões limítrofes dos municípios. Os trabalhos devem durar uma semana.
Estão sendo retirados aguapés e lixo domiciliar irregularmente descartados no espelho d’água. Em Caucaia, estão sendo beneficiadas localidades como São Miguel e Parque das Nações. Ambas têm registros de famílias em situação de vulnerabilidade e já acompanhadas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). Algumas, inclusive, com crianças.
A Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) também participa da força-tarefa. A mobilização acontece em dois turnos: pela manhã e à tarde. “Esse é um trabalho de prevenção para além da limpeza que a gente já viabiliza uma vez por ano. Estamos nos antecipando a problemas que podem ser causados pelas chuvas se não formos precavidos”, explica o coordenador da Compdec, Airton da Silva.
Ele refere-se a inundações decorrentes do transbordo do rio. Os aguapés e o lixo acumulado podem representar riscos aos moradores do entorno caso as chuvas sejam fortes e aumentem muito o nível do reservatório. Além desse trabalho no Maranguapinho, a Prefeitura de Caucaia está com frentes de ação em canais.
Neste momento, os trabalhos estão concentrados em cinco localidades do município. O canal do São Miguel já está sendo beneficiado pelo mutirão de limpeza. Nos próximos dias, as equipes da Prefeitura passarão pelos canais dos bairros Potira, Arianópolis, Picuí e Itambé.
“Todos os canais serão limpos”, assegura o subsecretário da SPSPTrans, Assis Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário