sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Nucas são foco de primeiro encontro de Grupos de Trabalho

Menos de 24 horas após serem instituídos, os Grupos de Trabalho (GTs) da Comissão Intersetorial do Selo Unicef começaram a promover encontros na Prefeitura nesta sexta-feira (2/2). Os colegiados vão discutir e formular políticas públicas para a melhoria dos indicadores sociais de crianças e adolescentes de Caucaia.
O primeiro colegiado a reunir-se foi o GT Adolescência e Juventude, cujos componentes debateram a criação de Núcleos de Cidadania dos Adolescentes. “Os Nucas vão ser espaços onde os jovens vão poder nos dizer que caminho tomar, quais prioridades ter... Eles vão estar à frente dos processos”, explica a articuladora do Selo, primeira-dama Erika Amorim.
A ideia, como explica o mobilizador dos adolescentes e da juventude e assessor da Secretaria Municipal de Governo e Articulação Política (Segov), Anízio Silva, é o processo de formação dos Nucas iniciar logo após o Carnaval. Durante uma semana, a Comissão Intersetorial visitará escolas para apresentar os núcleos aos estudantes e adiantar como se dará o processo de escolha dos componentes.
Cada Nuca terá no mínimo 16 integrantes, sendo oito do sexo masculino e oito do sexo feminino. A eleição ocorrerá na segunda quinzena de março. A posse deve acontecer em 13 de abril, data em que se comemora o Dia do Jovem. Todos os detalhes do pleito serão divulgados pela Prefeitura nos próximos dias. 
Os eleitos terão mandato até 2020. Poderão participar como candidatos e eleitores estudantes de escolas públicas municipais e particulares regularmente matriculados e com idade entre 12 e 17 anos. “O Guia Metodológico do Selo Unicef exige que a gente tenha só um Nuca. Nós vamos ter cinco. Vamos superar até Fortaleza”, afirma Anízio Silva.
Os Nucas terão em escolas municipais pontos de apoio às atividades que promoverão. Na Sede, a Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Nair Magalhães Guerra, no Grilo, dará suporte aos jovens. Na região Praia/Garrote, a unidade escolhida foi a EEIEF Helena de Aguiar Dias, no Cumbuco. Na Jurema, a EEIEF Economista Rubens Vaz, no Marechal Rondom. Na BR-222/Sertão I, a EEIEF Alice Moreira de Oliveira, em Sítios Novos. E na BR-020/Sertão II, a EEIEF Maria de Lourdes da Rocha, que funciona na Taquara.
Conforme determina o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), os Nucas devem promover atividades alusivas a oito áreas. São elas: esporte para desenvolvimento; alimentação saudável e redução da obesidade; lei da aprendizagem; segurança na Internet; educação para a cidadania democrática; busca ativa de jovens fora da escola; saúde sexual e reprodutividade, e enfrentamento ao racismo e à desigualdade de gêneros.
OUTROS GTs
Os outros três Grupos de Trabalho da Comissão Intersetorial do Selo Unicef estão com reuniões agendadas para os dias 5/2 (Social e Segurança), 6/2 (Educação) e 8/2 (Saúde).

O SELO
O Selo Unicef é uma certificação internacional expedida a gestões municipais que reduzem desigualdades e garantem direitos de crianças e adolescentes. Caucaia está há pelo menos oito anos sem o prêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário