quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Comitê é legitimado em fórum de enfrentamento ao câncer de mama

Na manhã desta quarta-feira (8/8), foi realizado no auditório da Faculdade Terra Nordeste (Fatene), no Centro, o I Fórum de Enfrentamento ao Câncer de Mama no município de Caucaia. Na ocasião, foi legitimado o Comitê de Enfrentamento ao Câncer de Mama com a participação de 24 membros e suplentes, por meio de portaria municipal, com natureza institucional e multiprofissional, com carácter ético, educativo, mobilizador e de assessoria. 
 Para o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Moacir Soares, Caucaia entra em um novo patamar no combate ao câncer. “As rodas de conversas têm sua importância em conjunto com as intervenções que a SMS vem realizando para oferecer uma saúde pública de mais qualidade para a população. Caucaia hoje evoluiu no combate ao câncer de mama.”
 Conforme a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marlúcia Ramos, o evento contou com a participação de 200 mulheres e teve o objetivo de fortalecer a política pública de saúde voltada para o combate ao câncer. “Lutamos há 26 anos para chegar neste estágio. Os avanços hoje são bastantes significativos, como o acesso à mamografia. Esse Fórum estimula as pessoas a se prevenirem e também a buscarem tratamento.”
 Moradora do Parque Potira, Fátima Serpa há quatro anos teve câncer de intestino e venceu a doença. Ela acredita que o encontro ajuda as pessoas a terem mais cuidado e coragem para irem ao médico regulamente. “Temos que nos cuidar para nos precavermos porque o câncer quanto mais cedo for descoberto maior a chace de cura”, explica.
 Durante o fórum, foi ministrada também a palestra voltada à prevenção e ao combate ao câncer. O assunto foi discutido pelos médicos Luiz Gonzaga Pinheiro Porto (oncologista) e Eduardo Cromenberg (oncologista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário