segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Solenidade comemora os 300 anos da sesmaria de Saboeiro

A Assembleia Legislativa realiza sessão solene, nesta segunda-feira (13/08), às 19h, para celebrar os 300 anos de concessão da sesmaria onde nasceu o município de Saboeiro. A homenagem atende a requerimento do deputado Tin Gomes (PDT) e acontece no Plenário 13 de Maio.
De acordo com o parlamentar, no dia 4 de junho de 1718, o capitão mor Manoel da Fonseca Jaime concedeu a Ventura Rodrigues de Sousa e Domingos Rodrigues uma sesmaria de três léguas de fundo por duas léguas de frente, onde nasceu Saboeiro, às margens do rio Jaguaribe, compreendendo terras entre Santa Cruz e Santo Antônio.
Ainda segundo Tin Gomes, por volta de 1718, nasceu o patriarca José de Oliveira Bastos, um dos primeiros moradores de Saboeiro. “É por essas razões que justificamos a realização dessa sessão solene, comemorando o transcurso dos 300 anos de concessão da sesmaria onde nasceu Saboeiro e homenageando os primeiros povoadores do município”, destaca o deputado.
Na solenidade, serão homenageados o promotor de Justiça Marcus Renan Palácio de Morais Claro dos Santos; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará Francisco Suetônio Bastos Mota; a professora da Universidade de Fortaleza (Unifor) Querubina Bringel Olinda; a doutora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Kelma Maria Souza Bastos, e o presidente da Sociedade Piauiense de Oftalmologia, Raimundo Braga Fernandes Vieira; entre outras autoridades.
RG/PN

Nenhum comentário:

Postar um comentário