segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Policiais Militares da Companhia do Pecém iniciam projeto de Jiu-Jítsu com crianças de escolas públicas

As atividades do Projeto “Arte e Vida” deram início hoje, 18, na Sede da 4ª Companhia do 12º Batalhão Policial Militar, localizada no Pecém. Cerca de 20 crianças, de três escolas públicas locais, estão inscritas no “Arte e Vida” e iniciaram suas atividades, com aulas de jiu-jítsu.
A idealização do Projeto se deu após a construção de um tatame, para treinamento dos policiais militares que trabalham na Companhia. Foi observado que a maior parte do tempo, aquele local ficava desocupado, então, surgiu a ideia de implantar o “Arte e Vida”, projeto de aulas de artes marciais para crianças. Um espaço próprio para o projeto foi montado na sede da 4ª Cia, com tatame e outros instrumentos necessários para a prática do esporte. Os instrutores são policiais militares, voluntários e qualificados para ensinar a modalidade esportiva.
O Projeto tem o objetivo de contribuir para a melhoria da segurança pública através do esporte, utilizando-o como agente de inclusão social. Segundo o MAJ PM Nascimento, Comandante da 4ª Cia do 12º BPM, “A intenção desse Projeto é mostrar às crianças a importância de manter hábitos saudáveis, auxiliando no desenvolvimento corporal, cognitivo e social, diminuindo a violência nas comunidades assistidas.”
Conforme o 1º TEN PM Carvalho, Subcomandante da 4ª Cia do 12º BPM e Coordenador do Projeto, “Acredito que é de suma importância oferecer atividades extracurriculares para as crianças da região. As aulas ocorrem no contra turno escolar e preenche um horário de ociosidade dos alunos, diminuindo assim a vulnerabilidade social dos mesmos, haja vista a comunidade ser bastante carente. Além disso, os alunos conhecem a disciplina, não só pelo fato das instruções ocorrerem em um quartel, mas também porque as próprias artes marciais têm como filosofia a disciplina individual.”
Para participar das atividades, as crianças foram selecionadas pela diretoria das escolas e só foram aprovadas aquelas com bom desempenho escolar. Para continuarem no projeto, elas precisam manter esse bom desempenho. “É uma forma de valorizar os alunos mais dedicados e de ajudar as escolas a acompanhar o comportamento das crianças.” Afirma o 1º TEN PM Carvalho, Coordenador do “Arte e Vida”.

Assessoria de Comunicação Social da PMCE

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