quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Festival Acordes do Amanhã acontece em Fortaleza e mais sete cidades do Ceará.

De 9 a 17 de novembro a segunda edição do Festival Acordes do Amanhã acontece em Fortaleza e mais sete cidades do Ceará. Na capital, no dia 9, serão cerca de 120 apresentações em diversos espaços.
 
Uma celebração entre a arte e a cidade, levando música a praças, feiras livres, terminais de ônibus, linhas de metrô, escolas e hospitais. É o que promove o Acordes do Amanhã – Festival Itinerante de Música. Em novembro, o evento chega à segunda edição passando por oito cidades cearenses. Começa em Fortaleza, no dia 9, e até o dia 17 acontecerá também em Itapajé, Guaramiranga, Caucaia, Aquiraz, Sobral, Orós e Paracuru.
 
Em Fortaleza são cerca de 120 apresentações musicais em 36 locais, envolvendo mais de 80 grupos musicais, somando quase 690 artistas amadores e profissionais, crianças, jovens e adultos, com sons dos mais diversos gêneros musicais, propondo à população uma reflexão sobre como os ritmos e melodias estão presentes em vários momentos do cotidiano. Do fone de ouvido no ônibus ao batuque na mesa do bar, da banda na casa de espetáculo ao artista que faz da rua o seu palco. Em diversas situações “Somos música”, lema desta edição.
 
O Festival Acordes do Amanhã é apresentado pela Enel Brasil, a Plataforma Sinfonia do Amanhã e o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, numa realização do Instituto BR Arte e da Quitanda das Artes, correalização da Universidade Federal do Ceará por meio do Centro de Gestão para Resultados e da Pró-Reitoria de Extensão, com produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero Produções.  O evento tem parceria com a Prefeitura de Fortaleza.
 
Depois do Ceará, o Acordes do Amanhã pega a estrada em dezembro para proporcionar mais encontros musicais com a população em espaços públicos do Rio de Janeiro, da Bahia, de Goiás e do Rio Grande do Sul.
 
O Acordes do Amanhã é uma iniciativa que surge como um convite a permitir-se frear o passo e buscar outras interpretações possíveis para o mundo ao redor. É um manifesto a favor do encontro, pois a música junta pessoas, provoca sentimentos, instiga reflexões.
 
OS PALCOS E AS ATRAÇÕES
 
O Acordes do Amanhã se espalha por terminais do Papicu, do Siqueira, da Parangaba, da Lagoa, do Conjunto Ceará, de Messejana, do Antônio Bezerra, algumas rotas de ônibus e a linha de metrô Fortaleza - Maracanaú; além da Praça José de Alencar, da Praça do Ferreira, da Praia de Iracema (Praia dos Crush e Espigão Beira Mar), do Mercado dos Peixes, do Mercado Central e do Mercado São Sebastião. As apresentações também ocorrem em escolas, hospitais e feiras livres.
 
Entre as atrações, Ceará Brass Quinteto (grupo de sopros com repertório de jazz, erudito e MPB), Sax in Cena (quarteto de saxofone), Siara Quarteto (grupo de violino, viola e violoncelo com repertório erudito e popular), Giorgi Gelashvili e Liana Fonteles (cantores líricos), Duo Glière (formado pela violinista Liu Ying e a violoncelista Dora Utermohl, professoras da UFC), Escaleta com Charanga (jazz instrumental de Thiago Almeida, Mateus Farias e Michael Rodriguez), OPN – Orquestra Popular do Nordeste (música erudita e popular com instrumentos de orquestra clássica e instrumental da MPB, tendo à frente Pedro Madeira), Mandacaru Jazz (grupo instrumental com Carlinhos Patriolino, Márcio Resende, Miquéias dos Santos, Thiago Almeida, Vitório Cavalcante e Igor Ribeiro), Flor Amorosa (grupo de choro instrumental formado por mulheres), Duo Castro e Silvia (Gigi Castro e Sílvia Martins com repertório de Choro) e grupos da Plataforma Sinfonia do Amanhã: Tapera das Artes, Projeto Acordes Mágicos - PAM, Instituto Beatriz e Lauro Fiúza – IBLF, Fabricando Som, Fundação Raimundo Fagner, Coral Canto da Casa, Casa de Vovó Dedé, Escola de Música Chiquita Braga, Escola de Música de Paracuru e Orquestra de Sopro de Pindoretama.
 
A Plataforma Sinfonia do Amanhã é um projeto parceiro do festival. A iniciativa está voltada ao ensino de música e prática orquestral e coral para crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, oferecendo ferramentas de inserção social, desenvolvimento educacional e cultural. 
 
SERVIÇO
2ª Festival Acordes do Amanhã – Fortaleza e Itapajé (9/11), Guaramiranga (10/11), Caucaia (13/11), Aquiraz e Sobral (13 e 14/11), Orós (16/11) e Paracuru (17/11).  www.festivalacordesdoamanha.com.br. Contatos: (85)3235-4063. @acordesdoamanha
 
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
DÉGAGÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário