segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Centro de Saúde do Homem triplicará consultas urológicas para Novembro Azul

O Centro de Saúde do Homem vai promover ao longo do mês ações sobre câncer de próstata, o tipo mais comum entre os homens. As atividades são alusivas ao Novembro Azul, um movimento mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia, o Centro de Saúde do Homem atende a cerca de 100 pacientes por mês em consultas urológicas. “Este mês, a quantidade de atendimento será triplicada”, afirma a coordenadora do Centro, enfermeira Tamires Campos.
Ao longo do mês, o espaço vai promover palestras sobre a importância do exame de prevenção. As consultas com médicos urologistas podem ser marcadas diretamente no equipamento sem precisar de ficha de referência de alguma Unidade Atenção Primária à Saúde (Uaps). “Basta vir portando o cartão do SUS que agendamos”, ressalta Tamires.
A recomendação da SMS é a de que homens a partir de 45 anos procurem o serviço. Em casos de fatores de risco, como obesidade e incidência de câncer de próstata na família, a recomendação é para a prevenção começar aos 40 anos.
O Dia D acontecerá em 23 de novembro, com consultas urológicas, testes rápidos, cortes de cabelo, massagens, vacinas e café da manhã. As Uaps também estão realizando ao longo de novembro ações especiais de conscientização e orientação de realização de consultas e exames com urologistas no Centro de Saúde do Homem.
O CÂNCER DE PRÓSTATA
A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que sejam registrados 68 mil casos novos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

A doença pode não apresentar sintomas na fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.
 
SERVIÇO
CENTRO DE SAÚDE DO HOMEM DE CAUCAIA
ONDE: rua da Consolação, nº 202, no Novo Pabussu, de 7 horas às 16 horas (de segunda a sexta-feira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário