domingo, 7 de fevereiro de 2021

Ambulantes do Centro são presos após tentativa de agressão contra agentes de fiscalização

 

Uma tentativa de lesão corporal contra Agentes de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e Guardas Municipais gerou tumulto na manhã deste sábado (6), na Feira da José Avelino, no Centro, e acabou com dois ambulantes detidos. 


Segundo o diretor-geral da Guarda Municipal, Marcílio Távora, a região passava por uma inspeção de rotina para desobstrução das vias e do passeio "por conta da ocupação irregular do comércio ambulante".

Durante as vistorias, porém, as duas equipes foram agredidas com pedras arremessadas pelos ambulantes. Vídeos enviados ao Diário do Nordeste mostram guardas municipais usando spray de pimenta para conter a ação.

"Foi necessário o uso seletivo da força devido a uma justa agressão. Foi usada munição de impacto controlado e de emprego de agentes químicos para dispersar a multidão", confirmou Távora. 

Ainda nas imagens, uma mulher denuncia que “as pessoas não podem nem trabalhar no Centro de Fortaleza, além de pedidos por “calma. Os ambulantes também correm e gritam à medida em que tiros de borracha são disparados. 

Em nota, a Agefis esclareceu que durante a ação de ordenamento na Rua José Avelino e Avenida Alberto Nepomuceno "não houve apreensão de mercadoria no início da operação". Contudo, no momento em que realizava a ação de caráter educativo, "foi solicitada a desobstrução da via pública, quando pedras foram atiradas contra a equipe".  

Dois ambulantes chegaram a ser detidos e encaminhados para o 34º Distrito Policial, no Centro, onde está sendo lavrado um auto de infração por desacato e tentativa de lesão corporal. Os nomes deles não foram revelados. 

A reportagem também tentou contato com ambulantes da região, mas não conseguiu localizá-los. 

dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário