sexta-feira, 21 de julho de 2017

Planalto: Um Cras de volta à comunidade

Os moradores do Planalto Caucaia estão em festa. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) inaugurou nesta sexta-feira (21/7) a nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) na região.
O equipamento volta para o bairro após um longo período com a oferta dos serviços sendo feita no Cras do Capuan. “O Cras vai favorecer toda a sociedade, pois o fortalecimento das relações familiares contribui para o crescimento da comunidade”, destacou o prefeito Naumi Amorim.
O novo espaço oferece os serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família, e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes, mulheres (Dona de Mim) e idosos, além dos Grupos de Gestantes (Colo de Mãe) e também de famílias em descumprimento de condicionalidades do programa Bolsa Família e beneficiários da prestação continuada.
“Além de aumentar a capacidade de atendimento do Centro fortalecendo ainda mais a política de assistência do município, a nova sede vai incentivar a maior participação da comunidade nos programas”, esclarece a titular da SDS, Danielle Alexandre.
A aposentada Maria José Araújo é participante assídua das atividades do Cras.  “A gente fica ansiosa esperando o dia da ginástica e do forró. Durante as atividades, a gente faz amigos, se diverte e melhora a saúde. Até minha pressão voltou ao normal depois que passei a participar das atividades”, acrescentou.
Essa também é a opinião do educador físico Ribamar Martins, chamado carinhosamente pelos idosos de “Maninho da ginástica”. “A mudança no comportamento dos idosos é gritante. Alguns chegam tímidos e com a convivência passam a participar de forma ativa dos projetos.”
Já em relação aos jovens, as atividades mais concorridas no Centro são as oficinas de música e de esporte. “Ao invés de ficar em casa ou na rua sem ter o que fazer, a gente participa das oficinas, se diverte e ainda aprende a ser um cidadão melhor”, resumiu Micaela Gleice.
O Cras Planalto conta com uma equipe multidisciplinar composta de dois assistentes sociais, um psicólogo e um pedagogo que promovem oficinas, palestras, rodas de conversa, e dinâmicas de grupo para jovens, gestantes e idosos.

SERVIÇO
Cras Planalto
Onde: rua 106, nº 344, no Planalto Caucaia.

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário