quarta-feira, 19 de julho de 2017

Saúde Mental: Integração com a Atenção Primária visa ampliar acesso aos cuidados

Reorganizar a Atenção Psicossocial no cotidiano das equipes de Saúde da Família. Este foi o principal ponto debatido durante o primeiro encontro do Colegiado da Atenção Psicossocial com os profissionais que compõem a Atenção Primária à Saúde (APS) de Caucaia. A reunião aconteceu nesta terça-feira (18/7) e contou com a participação de enfermeiros, médicos, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), além das equipes de Saúde Mental e gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Em pauta: a integração dos setores, a vinculação da atenção básica com o serviço do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e os fluxos de encaminhamento através de instrumentos criados para facilitar a comunicação entre a rede e ampliar o acesso da população aos cuidados em Saúde Mental.
“Precisamos melhorar cada vez mais os nossos fluxos e trabalhar mais a integração. Este é o maior objetivo da reunião de hoje”, declarou o subsecretário de Saúde do município, Franzé Cavalcante. “Este é um momento de discussão, onde vocês têm voz para fazer sugestões e pra que a gente possa definir esse fluxo juntos e estabelecê-lo em nossa rede de atenção”, ressaltou o gestor, dirigindo-se aos profissionais.
A estratégia de faz parte de um novo modelo de Atenção Psicossocial apresentado no início do mês pelo recém-criado colegiado e que expôs resultados positivos do trabalho da gestão, como o abastecimento da rede com insumos e demais materiais e a contratação de novos médicos.
Caucaia, que contava com apenas dois psiquiatras, chegou a sete profissionais em maio deste ano. No plano, estão ainda a adequação e revitalização dos serviços existentes, levando em consideração que muitos estavam há anos defasados; a implantação de um Caps Infantil, com data prevista para agosto; e o matriciamento na Atenção Primária, que se inicia com esta reunião e que, na prática, representa um cuidado mais efetivo dentro da realidade de cada paciente.
"Este primeiro encontro é de fundamental importância porque aqui estamos começando a trabalhar os cuidados em Saúde Mental em cada território, no âmbito da Atenção Primária, envolvendo esse processo de cuidado que abrange a questão de conhecer bem a comunidade", destacou a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Malbia Rolim.

 http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário