sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

TV Assembleia apresenta neste sábado documentário sobre reisado em Quixadá

 


A TV Assembleia (canal 31.1) lança, no próximo sábado (09/01), às 20h, o documentário especial "Boi Coração", registro da Festa de Reis que acontece todos os anos na localidade de Boa Água, em Quixadá, no dia seis de janeiro. A celebração é organizada pelo agricultor Francisco Ferreira Neres —o Chico Emília — há 26 anos.

A equipe do Núcleo de Documentários da TV Assembleia esteve em Boa Água por duas vezes, em 2020, para mostrar o reisado comandado por Chico Emília, considerado um artista popular do sertão.

Chico Emília é agricultor e mestre de reisado desde a adolescência. O "Reisado Boi Coração", festa que acontece em Boa Água, é realizado na localidade desde 1993. Nessa época, Chico Emília recebeu de seus mestres Sitônio e Antônio Rufino a tarefa de perpetuar esse legado.

O dia seis de janeiro é sagrado para os grupos de reisados, pois, segundo a tradição católica, a data marca a visita dos três reis magos ao recém-nascido menino Jesus.

A direção deste programa é da coordenadora do Núcleo de Documentários, Angela Gurgel, também responsável pela sonorização; já o documentário "Boi Coração" conta com direção e roteiro do produtor Marcelo Alves; montagem do roteirista Vinícius Augusto Bozzo; produção de Marcelo Alves e da jornalista Ana Célia de Oliveira; e finalização de Vinícius Augusto Bozzo e Daniel Cardoso. As imagens são dos cinegrafistas Nilson Filho, Salomão Costa e Marcelo Alves, enquanto as imagens de drone são de Daniel Cardoso.

O documentário "Boi Coração" será transmitido pela TV Assembleia (canal 31.1 e 7.3 —digital). Na TV por assinatura, o especial estará disponível nas seguintes operadoras: NET/Claro (canal 11); Multiplay (canal 30) e Brisanet (canal 148). Em Juazeiro do Norte, é possível acessar pelo canal 7.3 e, em Sobral, pelo canal 31.1. A reprise será exibida no domingo (10/01), às 22h.

BD

Nenhum comentário:

Postar um comentário