sexta-feira, 15 de junho de 2012

PF prende 15 no Ceará por tráfico de drogas.

A Polícia Federal desarticulou, na manhã de ontem, uma quadrilha de traficantes de drogas, apontada pela PF como uma das maiores do Estado. Segundo as investigações, o grupo atuava na venda de maconha e cocaína no Ceará e em outros estados do Nordeste. A Operação Minotauro cumpriu mandados de prisão preventiva e apreensão em seis estados do País. No Ceará, as prisões aconteceram em Fortaleza e sete cidades do Interior.

Dos 24 mandados de prisão preventiva, 15 foram cumpridos no Ceará. Os nomes dos integrantes da quadrilha não foram divulgados, pois as investigações ainda estão em andamento. O chefe do grupo já está detido. “Ele já havia sido preso em 2006 por tráfico de drogas e saiu em 2008, voltando a operar no narcotráfico”, diz o superintendente regional da Polícia Federal no Ceará, Sandro Caron. A PF informa ainda que a quadrilha contava com a participação de um policial militar.

Segundo Caron, a quadrilha abriu uma transportadora de cargas e investiu em frigoríficos para lavar dinheiro. A investigação da PF aponta que o grupo utiliza os estados de Rondônia, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul como porta de entrada para maconha e cocaína vindas da Bolívia, Paraguai e Colômbia. “Isso representa um forte golpe no narcotráfico do Ceará e de estados vizinhos. Esse é um dos três grandes grupos em atuação”, enfatiza o superintendente.

Ao longo de três anos de investigações, foram apreendidos 403 quilos de drogas com a quadrilha. A PF estima que o grupo comercializava 100 quilos de cocaína por mês, seja em pasta, cloridrato de cocaína ou crack. Caron informa que os chefes da quadrilha não lidavam diretamente com o comércio das drogas, o que dificultou a produção de provas que pudessem incriminá-los. “O principal-alvo não ostentava patrimônio, de maneira a não atrair a atenção dos órgãos de repressão”.

Outro cuidado da PF foi mapear toda a organização e o patrimônio da quadrilha. “Não adianta só apreender a droga e prender as pessoas que estão transportando. Só descapitalizado é que o grupo vai parar de atuar”, explica Caron. Na operação, foram apreendidos dois revólveres calibre 38 e duas pistolas (ponto 40 e calibre 357).

ENTENDA A NOTÍCIA

A PF deflagrou a Operação Minotauro, que desarticulou uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas no Ceará. Para lavar o dinheiro ilícito, grupo montou uma transportadora de cargas e investiu em frigoríficos. Em três anos, foram retidos 403 kg de droga com a quadrilha.

Saiba mais

O delegado Jaderlyer Gomes, coordenador da operação Minotauro, explica que a escolha do nome da operação é porque a quadrilha usava “carros boiadeiros no transporte inicial da droga”. Além disso, o grupo investia na compra de bois para fazer a lavagem de dinheiro.

No Ceará, as prisões ocorreram em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Pacatuba, Caucaia, Eusébio, Canindé, Caririaçu e Sobral.  Cerca de 90 policiais federais participaram da operação.
 
o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário