quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Porto do Pecém é destaque no Brasil

A revista Valor publicou um estudo realizado com apoio do Governo federal sobre o funcionamento de todos os portos brasileiros, considerando apenas três autoridades portuárias bem administradas e que receberam menções positivas; a Emap (empresa maranhense que gere o porto de Itaqui), a Companhia Docas do Pará, responsável por Vila do Conde e Santarém) e o porto do Pecém, no Ceará, administrado pela Cearáportos.
A situação, segundo o mesmo estudo, apresenta resultados altamente negativos e o quadro é desanimador em diversos portos, com alguns fatores contribuindo para o problema, tais como a desatualização de tarifas portuárias, o não equilíbrio financeiro dos contratos de arrendamentos e a má gestão de recursos.
Guardado em absoluto sigilo, o estudo que norteia todas as discussões do governo na elaboração do pacote de portos aponta a necessidade de investimento de pelo menos R$ 43,6 bilhões no setor, até 2030. O montante é necessário para atender ao expressivo aumento da movimentação de cargas, que deverá praticamente quadruplicar no período.
A demanda nos 34 portos organizados do país subirá de 258 milhões para 975 milhões de toneladas por ano, o que representa um salto de 277%, segundo o Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP).
"Caso não seja feito nenhum investimento, a movimentação será superior à capacidade instalada atual, gerando uma deterioração do nível de atendimento e impedindo a fluidez no escoamento de mercadorias", afirma o estudo, conduzido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o auxílio de consultores do porto de Roterdã (Holanda). Nenhuma região do país tem um diagnóstico de absoluta tranquilidade: a utilização total da capacidade instalada existente será atingida em 2013 no Sudeste, em 2014 no Sul, em 2015 no Norte e em 2016 no Nordeste.

Fonte: Valor / Daniel Rittner e Cristiano Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário