domingo, 3 de março de 2013

Primeira fase chega ao fim e Ferrão leva um ponto extra

Jogando esta tarde na cidade de Sobral, diante do Guarany, o Ferrão perdeu de virada por 3x2 e terminou a primeira fase do Cearense Chevrolet 2013 em segundo lugar, garantindo um ponto extra de bonificação para a etapa seguinte.

O artilheiro Giancarlo abriu o placar cobrando pênalti, ainda no primeiro tempo, e chegou ao seu 17º gol na competição. Na volta do intervalo, Maciel empatou para o Guarany. O Ferrão não se abalou e chegou ao segundo gol com o capitão Tinga, aproveitando de cabeça um cruzamento pela esquerda.

Aos 14 minutos o lance crucial. Em um erro do árbitro Luzimar Siqueira, que enxergou falta em lance normal de jogo, Foguinho recebeu o cartão vermelho em virtude do segundo amarelo, deixando o time coral com apenas 10 homens em campo. O time interiorano aproveitou e virou, com Klinsman e Vitor Cearense.

O técnico Gilson Maciel, que não contou com alguns frequentes titulares, mandou à campo a seguinte escalação: Caíque, Éverton, Cleylton, Fábio Souza e Tinga (Luisinho); Lima, Foguinho, Leandro e Henrique (Chico); Ted (Sami) e Giancarlo.

A primeira posição ficou com o Horizonte, que empatou hoje com o Crato em 2x2 e leva dois pontos para a próxima fase, além de uma vaga na Copa do Brasil de 2014. Outras duas vagas para o Estado seguem em jogo, uma para o campeão cearense e outra para o campeão da copa estadual no segundo semestre. Além de Ferrão e Horizonte, seguem no campeonato: Icasa, Guarani de Juazeiro, Tiradentes e Guarany de Sobral. A tabela com os jogos desta nova etapa, que incluem os seis classificados e mais Ceará e Fortaleza, serão divulgados somente no domingo à noite pela Federação Cearense de Futebol (FCF).

Com relação à vaga no Campeonato Brasileiro da Série D deste ano, um dos objetivos corais no ano, o critério é a classificação final da competição, não sendo, portanto, considerada a pontuação da primeira fase, conforme trecho do regulamento destacado a seguir, em seus capítulos de 18 à 20:

Art. 18 – A Entidade de Prática vencedora da Fase Final do Cearense Chevrolet 2013 será atribuída o título de Campeão Cearense da Série A, e obterá uma das vagas na Copa do Brasil 2014 e uma das vagas na Copa do Nordeste 2014.

§ 1º - A Entidade de Prática perdedora da fase final do Cearense Chevrolet 2013 será atribuída o título de Vice Campeão Cearense da Série A e obterá uma das vagas na Copa do Nordeste 2014.

§ 2º - As Entidades de Práticas desclassificadas na fase semifinal ocuparão as posições de 3º a 4º colocadas por índice técnico nas Fases Segunda e Semifinal, obedecendo aos seguintes critérios:

I. Maior número de pontos ganhos;
II. Maior número de vitórias;
III. Melhor saldo de gols;
IV. Maior número de gols pró;
V. Confronto direto (entre duas Entidades de Prática somente) (soma do resultado dos dois confrontos);
VI. Sorteio.

§ 3º - As demais colocações (de 5º a  8º e 9º a 11º) serão definidas por índice técnico em sua respectiva Fase em que foi desclassificada.

Art. 19 – As duas últimas Entidades de Prática na classificação geral descenderão para a Série B do Campeonato Cearense em 2014 e as duas primeiras Entidades de Prática classificadas na Série B do Campeonato Cearense de 2013 ascenderão ao Campeonato Cearense da Série A em 2014.

Art. 20 – A Entidade de Prática melhor qualificada na competição, excluindo a Associação Desportiva Recreativa e Cultural Icasa, Ceará Sporting Club, Fortaleza Esporte Clube e Guarany Sporting Club, obterá classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro em 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário