Com o número de matrículas escolares em alta após dez anos de redução, Caucaia deve iniciar o ano letivo de 2018 com registro de novo aumento no total de alunos matriculados na rede municipal de ensino.
Para isso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) está trabalhando em campanhas institucionais nas escolas e fazendo mobilizações para incentivar a matrícula de crianças e adolescentes. Caucaia tem hoje quase 58 mil estudantes regularmente inscritos.
Conforme a secretária municipal de Educação, professora Lindomar Soares, todas as diretrizes do processo de matrícula para 2018 estão em fase de planejamento. “Teremos escolas novas para serem inauguradas e também uma reordenação de toda a rede”, adianta.
Dez anos atrás, Caucaia tinha mais de 77 mil alunos. “Desde 2007 que o município só perdia matrículas e este ano teve um aumento de mais de 1.500 alunos. Isso já é muito significativo”, acrescenta a secretária.
Além das campanhas de sensibilização e da busca ativa por alunos, a SME aposta nas melhorias implementadas na rede municipal desde janeiro deste ano para atrair novos jovens e resgatar os desistentes.
Desde que assumiu, a nova gestão da pasta ampliou a rota de transporte escolar, reformou escolas e quadras poliesportivas, inaugurou novas unidades educacionais e modificou a produção da merenda ampliando o cardápio e contemplando produtos da agricultura familiar.
Além disso, a SME fez uma série de capacitações dos professores com foco numa formação mais humanizada das crianças de Caucaia. Já está sendo implementada no Ensino Infantil uma metodologia inovadora que estimula nos jovens valores como a solidariedade, a fraternidade, o afeto e o amor. O mesmo deve ser feito para o Ensino Fundamental.
A Secretaria firmou ainda parceria com o Instituto Myra Eliane para a construção de um Centro de Educação Infantil (CEI) no Araturi com esse método de ensino. A pedra fundamental do espaço foi lançada em outubro. Quando ficar pronto, o equipamento atenderá até 600 crianças com idade entre dois anos e cinco anos e nove meses.
Serão 20 salas de atividades (cada uma com capacidade para 30 crianças), pátio de atividades com 700 metros quadrados, seis salas de atividades laboratoriais, teatro para 180 pessoas, refeitório, quadra poliesportiva infantil, vila, horta, pista de corrida, playground, campo de areia, chuveiro, área administrativa e banheiros.
A pedido do prefeito Naumi Amorim, o projeto conta com uma Areninha. Também será construído o Centro de Formação Francisca Clotilde, local para capacitação de professores de toda a rede municipal de Caucaia, e um Centro Temático de Etnias, espaço para preservação da cultura indígena e quilombola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário