quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Aedes aegypti: Comitê inicia planejamento para 2018

Na tarde desta quinta-feira (14/12), membros do Comitê Integrado de Enfrentamento ao Aedes aegypti reuniram-se para a última sessão ordinária do ano. Em pauta: a elaboração de ações de comunicação e mobilização e a preparação do plano de vigilância e controle das arboviroses para 2018.
A ideia é que diversos órgãos e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) trabalhem de forma conjunta para uma ação mais efetiva no combate ao mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e da zika. “A intenção do Comitê é de que haja uma grande mobilização. Por isso é importante trabalhar a integração e a parceria entre as secretarias”, destacou o coordenador do Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses da SMS, Francisco Pires.
Os esforços já estão em prática. Nesta sexta-feira (15/12), será realizado o I Seminário Municipal de Endemias para preparar e atualizar os agentes que atuam diretamente nas visitas domiciliares e demais ações.
Já em janeiro, entre os dias 22 e 26, será realizado um novo Levantamento de Índice Rápido (Lira) para identificar os locais que apresentam maiores condições de proliferação do mosquito.
A última pesquisa, feita em outubro, visitou 40 bairros e indicou o menor índice de infestação dos quatro levantamentos de 2017: 1.8%, que representa uma situação de médio risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário