quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

UPA da Jurema: 74 dias de operação e mais de 15 mil atendimentos

Em operação desde 14 de outubro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Eduardo Pessoa, na Grande Jurema, já apresenta indicadores que comprovam a importância do espaço para a população de Caucaia. Em 74 dias, já foram contabilizados 15.401 atendimentos.
Isso representa uma média diária de 208 pacientes. Os atendimentos clínicos somaram 10.393 ocorrências, enquanto os pediátricos chegaram a 5.008 registros. Estatísticas relevantes para uma população que nunca dispôs de um equipamento de saúde deste porte e só agora começa a ter acesso a um serviço de qualidade.
A UPA da Jurema é a maior do Ceará. “Esses números mostram o quanto fizemos a escolha certa de inaugurar essa obra, prometida há tanto tempo e abandonada por gestores anteriores. Pelo tamanho e pela quantidade de moradores, a Grande Jurema não podia depender da UPA do Centro. Temos certeza de que esses indicadores ainda vão aumentar muito”, diz o prefeito Naumi Amorim.
Além de atendimento adulto e pediátrico 24 horas, a UPA da Jurema oferece exames laboratoriais, eletrocardiogramas e medicações. Tudo feito a partir de um acolhimento humanizado e ágil para quem precisa de assistência de urgência ou emergência.
Da noite de 14 de outubro até a tarde desta quarta-feira (27/12), a unidade realizou 1.328 exames laboratoriais e 528 eletrocardiogramas. No tocante aos procedimentos, as medicações lideram com 20.277 ocorrências. Aparecem em seguida: nebulizações (2.327), eletrocardiograma adulto (517), observação adulto (309), curativos (240), observação infantil (93), sutura adulto (72), sutura infantil (16) e eletrocardiograma infantil (11).
Na estratificação por população da Grande Jurema mais beneficiada com a UPA, o Potira, onde localiza-se o equipamento, aparece em primeiro lugar do ranking, seguido da Jurema, Araturi, Metrópole, Guadalajara, Parque Albano, Marechal Rondon, Tabapuazinho, Parque das Nações e Tabapuá.
Quando avaliados os atendimentos por gênero, as mulheres destacam-se. Foram 9.053 registros, enquanto os pacientes homens foram 6.905. Conforme o diretor geral da unidade, Marcelo Góis, os laços a cada dia se estreitam mais entre a UPA e a comunidade.
“Para tanto, o diálogo e ajudas mútuas entre as UPAs, o Hospital Municipal, a Maternidade Santa Terezinha e a Atenção Básica (postos) são constantes, mostrando que a assistência em saúde em Caucaia caminha de braços dados para ofertar um serviço de qualidade a população. E nós estamos prestando um bom serviço à população”, ressalta.

Os bairros mais assistidos pela UPA da Jurema.
Potira (7.998 pacientes)
Jurema (2.229 pacientes)
Araturi (1.756 pacientes)
Metrópole (1.191 pacientes)
Guadalajara (657 pacientes)
Parque Albano (466 pacientes)
Marechal Rondon (165 pacientes)
Tabapuazinho (140 pacientes)
Parque das nações (122 pacientes)
Tabapuá (91 pacientes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário