quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

UECE formou mais 39 profissionais do Curso de Medicina

Medicina da UECE, o 3º melhor do curso do Brasil
Tarde de festa acadêmica, foi assim que a Universidade Estadual do Ceará (UECE) promoveu no último dia 08 de dezembro, no Auditório Paulo Petrola, Campus Itaperi, a 10ª Colação de Grau do curso de graduação em Medicina, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), com 39 concludentes.
O reitor Jackson Sampaio presidiu a cerimônia de Outorga de Grau. O corpo docente foi representado, como orador, pelo professor Pedro Braga Neto. O orador discente, Léo Batista Sousa, foi escolhido para representar os formandos. Aritana Cavalcante Rodrigues fez a leitura do Juramento oficial e do Juramento de Hipócrates, realizado tradicionalmente na formatura desses profissionais.
 
Em sua fala, o reitor Jackson Sampaio ressaltou “agora vocês estão aptos para o exercício do trabalho”, e brincou, “se eu tiver passando mal de saúde posso chamar vocês?” (...) “Sejam capazes de se reinventarem como médicos, como cidadãos, como seres humanos, pois o exercício da profissão, nas próximas décadas, oferecerá grandes desafios técnicos, políticos e éticos. O Brasil passa hoje, por um momento muito difícil, parte de uma crise sistêmica do capitalismo financeiro internacional, à qual agrega o Estado brasileiro agrega sua própria crise política e fiscal, com o Ceará vivendo o sexto ano consecutivo de seca.” No final, o titular da UECE, parabenizou pelas conquistas e desafiou para as superações. 

O ponto alto da solenidade foi a apresentação Musical da jovem pianista Kellen Raissa Brito de Pinho, aluna do curso de Música da UECE, que, ademais, toca violão, violino, flauta doce, contrabaixo e guitarra. Kellen Raissa recebe orientação da professora Nelma Dahas, docente do curso de Música. 
UECE comemora 15 anos de criação do MedUECE com ótimos resultados
O curso de Medicina da UECE obteve a 3ª maior nota no país, no Exame Nacional de Desempenho do Ensino Superior (Enade). Os números foram divulgados no último dia 1º de setembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
 
A nota referente ao desempenho dos alunos do curso de Medicina, pelo Enade, foi 5, pontuação máxima do exame. A UECE oferece o melhor curso de Medicina, pela nota do Enade, do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, suplantado apenas por dois cursos do Sudeste.

Para o reitor da UECE, Jackson Sampaio, o processo de formação do curso de Medicina é longo, intenso e deve ser tutorial, aproximando professor de aluno e aluno de cada realidade sanitária enfrentada. São seis anos de curso que garantem ao aluno o diploma como Médico Geral Comunitário e da Família. Desses seis anos, os quatro primeiros são considerados os de estudos básicos, os dois últimos são de ensino profissional, o chamado internato, quando o aluno praticamente frequenta apenas ambientes hospitalares e de Medicina de Família, conhecendo as áreas de saúde e suas especialidades.
A UECE festeja, neste ano de 2017, os 15 anos de instalação do curso de Medicina (MedUECE). A criação se deu em 23 de setembro de 2002, conforme Resolução nº 377, do Conselho Universitário (CONSU). O Projeto Pedagógico do MedUECE foi  elaborado conforme as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE/CES Nº 4, de 7 de novembro de 2001). O curso foi criado na 2ª gestão do reitor Manassés Claudino Fonteles.
O Curso de Medicina, coordenado pela professora Denise Fernandes Carvalho de Andrade, pertence ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), que tem como Diretora, a Professora Gláucia Posso Lima. O reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, é médico, participou do processo de criação do curso e é Professor Titular em Saúde Pública, vinculado ao seu corpo docente.
O curso de Medicina já formou 358 profissionais para o mercado de trabalho e conta hoje com 217 alunos regularmente matriculados.
A cerimônia contou com as presenças do pró-reitor de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza; da diretora do CCS, Glaucia Posso Lima, da coordenadora do curso de Graduação de Medicina, Denise Carvalho de Andrade; dos professores Marcelo Gurgel, Moacir Cymrot, Tatiana Bachur, demais professores, servidores, amigos e familiares dos concludentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário