quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Quintal Produtivo: Secretaria de Agricultura desenvolve projeto piloto


A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca está desenvolvendo um projeto piloto que incentiva a criação de galinha caipira, peixe tilápia, e  produção de hortas. Trata-se do projeto “Quintal Produtivo” que está em fase de teste, na localidade de Matões e tem expectativa de ser executado ainda no primeiro trimestre de 2018. Com o projeto, deverão ser beneficiadas 200 famílias de agricultores em várias regiões do município.

O projeto, em fase experimental, consiste na construção de tanque revestido por lona impermeável com uma profundidade de dois metros, dez metros de extensão e três metros laterais para suporte de 60 metros cúbicos de água, com objetivo exclusivo de criação da tilápia. 

Segundo o secretário da Agricultura, Samuel Ferreira, a ideia é criar peixe nos quintais das residências dos agricultores. “Para oxigenação dos tanques a água é reaproveitada na cultura das hortas. Paralelamente a atividade de criação de galinha caipira é incentivada para agregar outra possível fonte de renda”, explica.

Para Samuel o projeto tem grande importância “porque estimula a auto sustentabilidade da subsistência familiar e o ciclo econômico de renda que gera no município beneficiando diretamente o pequeno produtor”.

No projeto piloto, instalado nos Matões, os agricultores receberam capacitação técnica da secretaria municipal de agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário