terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Educação: Rede Municipal deve passar de 60 mil alunos; meta de crescimento é de 5%

Hoje com quase 58 mil alunos, a rede de ensino de Caucaia vai aumentar em 2018. A Secretaria Municipal de Educação (SME) estima crescimento de 5% nas matrículas para o ano que vem. Isso representará um acréscimo de cerca de 2.800 crianças e adolescentes às salas de aula.
Caucaia voltará, assim, a ter mais de 60 mil alunos. E registrará pela segunda vez consecutiva aumento no número de matriculados. Antes disso, por uma década inteira, o município registrou apenas quedas no corpo discente. Há 11 anos, a rede somava 77 mil estudantes.
De 2015 para 2016, graças a um trabalho intenso da SME, Caucaia já registrou aumento nas matrículas. Teve salto positivo de 1.500 alunos. Algo considerado já extremamente significativo diante do histórico de perdas. O crescimento de 2.800 vagas em 2018, portanto, significará avanço de 86% em relação ao aumento do ano anterior.
Titular da SME, a professora Lindomar Soares revela que antes do início do ano letivo a Prefeitura inaugurará novas escolas e fará um reordenamento de toda a rede. Isso manterá Caucaia com o segundo maior sistema municipal de ensino do Ceará. O primeiro é o de Fortaleza.
“Estamos fazendo campanhas de mobilização para as crianças e os adolescentes serem matriculados. São carros de som, outdoors, panfletos, cartazes e divulgação nos meios de comunicação e redes sociais. Além disso, fizemos encontros com diretores, coordenadores e secretários escolares e instituímos o atendimento personalizado por unidade”, elenca Lindomar Soares.
Além das de sensibilização e da busca ativa por alunos, a SME aposta nas melhorias implementadas na rede municipal desde janeiro deste ano para atrair novos jovens e resgatar os desistentes. Desde que assumiu, a nova gestão da pasta ampliou a rota de transporte escolar, reformou escolas e quadras poliesportivas, inaugurou novas unidades educacionais e modificou a produção da merenda ampliando o cardápio e contemplando produtos da agricultura familiar.
A SME fez ainda uma série de capacitações dos professores com foco numa formação mais humanizada das crianças de Caucaia. Já está sendo implementada no Ensino Infantil uma metodologia inovadora que estimula nos jovens valores como a solidariedade, a fraternidade, o afeto e o amor. O mesmo deve ser feito para o Ensino Fundamental.
A Secretaria firmou ainda parceria com o Instituto Myra Eliane para a construção de um Centro de Educação Infantil (CEI) no Araturi com esse método de ensino. A pedra fundamental do espaço foi lançada em outubro. Quando ficar pronto, o equipamento atenderá até 600 crianças com idade entre dois anos e cinco anos e nove meses.
Serão 20 salas de atividades (cada uma com capacidade para 30 crianças), pátio de atividades com 700 metros quadrados, seis salas de atividades laboratoriais, teatro para 180 pessoas, refeitório, quadra poliesportiva infantil, vila, horta, pista de corrida, playground, campo de areia, chuveiro, área administrativa e banheiros.
A pedido do prefeito Naumi Amorim, o projeto conta com uma Areninha. Também será construído o Centro de Formação Francisca Clotilde, local para capacitação de professores de toda a rede municipal de Caucaia, e um Centro Temático de Etnias, espaço para preservação da cultura indígena e quilombola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário