terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Social: Novos equipamentos aumentam a cobertura de serviços em 2017

O ano de 2017 finaliza com saldo positivo no que tange à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), área responsável por prestar assistência social àqueles em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.
Além dos serviços de atendimento constante, novos equipamentos foram inaugurados com o intuito de ampliar a cobertura de atendimentos da Prefeitura de Caucaia para quem mais precisa, levando a gestão para ainda mais perto do povo.
Somente neste primeiro ano, o prefeito Naumi Amorim inaugurou as novas sedes do Cras Jurema (no Marechal Rondon), do Cras Planalto (no Planalto Caucaia) e do Cras Litoral (no Camurupim).
Para além das estruturas, passaram a integrar na pasta 366 novos profissionais. “Em Caucaia, hoje, a população tem à disposição um completo conjunto de equipamentos que fazem parte da Proteção Social Básica, composto por dez Cras e um Polo de Convivência Social, que possibilita o desenvolvimento e a aprendizagem”, apresenta o prefeito.
Além dos Cras, a população também recebeu novas instalações para o Conselho Tutelar da Sede, do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Sede e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), equipamentos que integram o quadro de Proteção Social Especial.
Além disso, o Banco de Alimentos de Caucaia, equipamento que contempla integralmente a agricultura familiar e responsável por suprir a demanda de equipamentos municipais, também ganhou novo endereço. “Muito foi feito em pouco tempo e nos orgulhamos disso”, celebra o Naumi Amorim.
O gestor também enfatiza o avanço registrado nos índices acompanhados pela pasta. “Todos os indicadores apresentaram grandes avanços, com números crescendo a cada mês. Isso comprova que o trabalho empreendido tem rendido resultados favoráveis”, pontua o prefeito, comentando os dados relativos ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e visitas domiciliares.
A titular da SDS, Danielle Alexandre, comemora os avanços registrados em 2017. “Nosso objetivo é levar os serviços para o máximo de pessoas em condição de vulnerabilidade social e ver que nosso trabalho tem impacto positivo na vida de cada um. No Centro POP, por exemplo, conseguimos mais do que duplicar os atendimentos neste segundo semestre, além de oferecer aos moradores de rua uma nova sede com mais espaço e uma equipe capacitada. Queremos reforçar para a população que estamos aqui para melhor atendê-la”, enfatiza.
A SDS também capitaneou, em três edições em 2017, o Social em Ação, força-tarefa envolvendo diversas secretarias prestando um dia de serviços para a população.
Nessas três edições, 12.698 atendimentos foram realizados, dentre distribuição de medicamentos, consultas médicas e atualização do Cadastro Único, além da entrega de cinco mil brinquedos, distribuídos na edição especial em alusão ao Dia das Crianças.
Os grandes feitos do ano que termina dão ainda mais ânimo para a promoção de avanços em 2018. Danielle Alexandre diz que estão previstas ações no que tange o combate às drogas, reforma e construção de novos Cras e mais. “Será um ano tão produtivo quanto o que termina”, adianta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário