sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Judiciário em Evidência destaca concurso com 223 vagas em cartórios

O programa Judiciário em Evidência, exibido pela  TV Assembleia (canal 31.1 e 61.3 digital), neste sábado (03/02), às 18h30, traz detalhes sobre o concurso público que vai oferecer 223 vagas para os cartórios do Estado. O desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, presidente da comissão organizadora do certame, vai falar sobre o assunto.
As inscrições para o concurso começam em 26 de fevereiro. O certame deve se estender até o início de 2019, com provas objetivas, de títulos e oral. O magistrado explica que a longa duração se deve às “especificidades exigidas pelo cargo, que é muito especializado, com várias atribuições”.
No edital, foram definidas 149 vagas para provimento e 74 por remoção, conforme critério definido pela Lei nº 8.935, que dispõe sobre serviços notariais e registrais.
O resultado das inscrições preliminares será divulgado no dia 6 de abril, pelo Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses), empresa responsável por aplicar as provas. As inscrições definitivas ficarão sob responsabilidade da comissão organizadora e deverão ser divulgadas até 20 de abril.
O programa Judiciário em Evidência também destaca a reportagem sobre o lançamento do Sistema de Consulta de Antecedentes Criminais Unificada (Cancun), que integra os sistemas do Judiciário cearense e promove celeridade na pesquisa dos dados. Com a ferramenta, é possível obter informações completas sobre a situação criminal envolvendo determinada pessoa em mais de uma comarca, e não apenas naquela em que tramita o processo.
O telespectador confere também a matéria sobre portaria do Fórum Clóvis Beviláqua, que autorizou o 3º Juizado Especial da Capital a realizar intimações por meio do aplicativo WhatsApp. A idéia é expandir a prática para todos os juizados.                                                                                                                                       Outro assunto é a aprovação, pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), de resolução que trata das mudanças de competência nos Juizados Especiais de Fortaleza. Segundo o documento, quatro unidades passam a ter atuação exclusivamente criminal e 20 serão responsáveis apenas por processos cíveis.
O Judiciário em Evidência ainda traz reportagem sobre o lançamento da publicação “Judiciário em Revista”, que destaca as ações do primeiro ano da Gestão do TJCE, e matéria sobre a adaptação de pais e crianças ao primeiro dia de aula.
Com produção da Assessoria de Comunicação Social do TJCE, o Judiciário em Evidência será exibido ainda no sábado, às 15h, na TVC; na segunda-feira (05/02), às 14h30, na TV Fortaleza, e na terça-feira (06/02), às 20h, na TV O Povo. O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.
WT/LF

Nenhum comentário:

Postar um comentário