quarta-feira, 18 de abril de 2018

Exposição sobre aniversário de Fortaleza prossegue na AL até dia 20

Prossegue até esta sexta-feira (20/04), no hall da sede do Poder Legislativo, a exposição  "Celebrando Fortaleza - 292 anos" , promovida pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce).
O acervo conta com 60 fotografias históricas da capital cearense. Além de fotos raras da Praça da Estação,Theatro José de Alencar, Passeio Público, Parque das Crianças e Avenida Beira Mar, os visitantes também podem conhecer as antigas sedes do Poder Legislativo cearense.
O primeiro edifício foi localizado na atual Praça da Sé, na rua Direta do Palácio, em frente à Igreja Matriz, palco das sessões do Conselho Provincial. Foi construído em 1829 e funcionou até meados de 1850. No dia 7 de abril de 1835, o senador José Martiniano de Alencar, que ocupava a presidência da Província do Ceará, abria os trabalhos da primeira sessão do Poder Legislativo cearense. Cumpria-se o Ato Adicional de 1834, que criava as Assembleias Provinciais, origens das Assembleias Legislativas.
A segunda sede foi na Intendência Municipal, em 1856, localizada na Praça do Ferreira. Posteriormente, essa área foi demolida para permitir o crescimento da praça. Em 1871, foi concluído o Palácio Senador Alencar, localizado entre as ruas São Paulo, General Bezerril, Floriano Peixoto e travessa Morada Nova. O edifício abrigou a sede da Assembleia Legislativa até 1977. No prédio, também funcionaram a Faculdade de Direito, Tribunal de Contas do Estado, Biblioteca Pública, Instituto do Ceará, Liceu do Ceará e o Tribunal Regional Eleitoral. Em 1990, o espaço foi restaurado e passou a ser sede do atual Museu do Ceará.
No dia 10 de maio de 1977, o Poder Legislativo ganhou sua atual sede, o Palácio Adauto Bezerra, localizado na avenida Desembargador Moreira. O presidente do Malce, Osmar Diógenes, conta que a Assembleia do Ceará "é uma das poucas do Brasil que têm sua história contada através do tempo, e o Malce busca constantemente recompor, preservar e recuperar a história do Legislativo cearense".
Da Redação/Com Comunicação Interna

Nenhum comentário:

Postar um comentário