quarta-feira, 18 de abril de 2018

Naumi debate problemas do litoral em audiência pública com população costeira

As audiências públicas do Projeto Orla em Caucaia chegaram ao fim nesta quarta-feira (18/4) com a participação do prefeito Naumi Amorim. A última reunião aconteceu na Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Celina Sá Morais, no Icaraí.
Foram realizadas, ao todo, três rodadas de discussões com as populações costeiras. Outras duas ocorreram na Praia Tabuba e na Barra do Cauípe. “Gosto de escutar a população para resolver conforme a necessidade de cada comunidade. O Projeto Orla é um grande planejamento que compreende todos os 44 quilômetros do nosso litoral, que tem muitos pontos críticos que precisam ser requalificados”, afirmou o prefeito.
Para a coordenadora geral do Projeto em Caucaia, Thaysa Portela, o balanço das audiências foi positivo pelo fato de os eventos terem assegurado a participação social e contribuído para a complementação de um importante estudo. “O projeto organiza e disciplina todo o percurso do litoral caucaiense. A participação coletiva é fundamental para assegurar o que realmente queremos para nossa costa.”

Segundo o coordenador do Monitoramento Costeiro de Caucaia (MOC) e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Davis Pereira de Paula, é preciso a população do litoral saber o que quer para o futuro da região. “O estudo de monitoramento agrega condições técnicas para o projeto, ajudando a comunidade a decidir em que tipo de espaço os órgãos públicos irão investir”
Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) na área de Biologia Marinha, Renato César desenvolve um trabalho de ensino, pesquisa e isenção voltado para o monitoramento da comunidade biológica. “É necessário unificar os trabalhos de limpezas de praias e respeitar as áreas que são berçários naturais de várias espécies de peixes tartaruga marinha.”

Morador do Icaraí e representante de condomínio do Icaraí, Alison Paulineli alertou para urbanização da avenida Litorânea. “É preciso dar espaço para os pedestres e incentivo para prática esportiva ao longo da via para assegurar os direitos dos moradores e dos visitantes.”   
É através do ordenamento proposto pelo projeto que será criado um parâmetro para todas as praias de Caucaia. São sete unidades de paisagem que permitem uma configuração diferenciada de cada praia. No Icaraí, o tema mais abordado foi o efeito da erosão marinha, suas possíveis soluções e a reurbanização do bairro.
O Projeto Orla Caucaia é ligado ao Projeto Orla do Governo Federal. Busca elaborar e fazer o planejamento integrado do litoral estabelecendo diretrizes para diversas ações acontecerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário