sexta-feira, 27 de abril de 2018

Três postos vacinarão contra a gripe amanhã; 3.000 doses serão ofertadas

Três unidades básicas de saúde de Caucaia oferecerão neste sábado (28/4) vacinação contra a gripe. As doses serão aplicadas nos postos Maria Firmino Mendes (Dona Cotinha), no Centro da Sede, Francisco Paulo Pontes, na Jurema, e Francisco Djalma Soares, no Tabapuazinho. Os trabalhos iniciarão às 7h30min. Serão ofertadas 1.000 doses por localidade.
Amanhá será o oitavo dia de imunização no município, que foi o primeiro do Ceará a iniciar a campanha anual de vacinação e até agora protegeu quase 25 mil pessoas. A meta da Prefeitura é chegar a 80 mil caucaienses até 1º de junho, quando acaba a mobilização em todo o Brasil.
O próximo dia de aplicação de doses contra a gripe será na quarta-feira (2/5), após o feriadão do Dia do Trabalho, quando todos os postos de Caucaia estarão reabastecidos com lotes do Governo do Estado. A vacina é trivalente, que protege o indivíduo contra a gripe comum e os subtipos H1N1 e H3N2.
Somente os chamados “grupos de risco” estão sendo imunizados. São eles: crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, gestantes, puérperas, idosos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores e população privada de liberdade.
Os caucaienses que pertencem a qualquer um desses “grupos de risco” e não têm condições de ir a um posto de saúde receberão equipes em casa. Basta solicitar o serviço ao agente comunitário de saúde da região ou por telefone, direto na unidade de saúde do bairro.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Até o momento, nenhuma morte em decorrência da gripe H1N1 foi registrada no município. Dos sete casos notificados em 2018, apenas um foi confirmado. O paciente, uma garota de quatro anos, está em observação no Hospital Albert Sabin, em Fortaleza, onde recebe total assistência.
Ocorrida na última terça-feira (24/4), a morte de Samuel Carvalho Ribeiro, de 14 anos, ainda está sob investigação na Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Um laudo conclusivo sobre a causa do óbito deve ficar pronto em até 30 dias.
A Prefeitura se solidariza à dor da família e se coloca à disposição dos parentes do jovem para mais esclarecimentos e informações. E reforça: não há no município mortes confirmadas por H1N1, cuja melhor prevenção é a vacina.
SERVIÇO
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NESTE SÁBADO
UBS DONA COTINHA
ONDE: rua Coronel Correia, no Centro de Caucaia.
UBS PAULO PONTES
ONDE: avenida dom Almeida Lustosa, na Jurema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário