sexta-feira, 20 de abril de 2018

Formação do Programa Busca Ativa Escolar capacita mais duas regiões

A capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da região do Litoral e do Itambé foi intensa nesta sexta-feira (20/4) no Centro Municipal de Formação e Avaliação (Cemfa), na Tabuba, com mais uma turma do Programa Busca Ativa Escolar. O intuito do encontro foi reduzir a taxa de abandono do Ensino Fundamental e a distorção idade-série, através de uma ação da Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Conforme a primeira-dama do município e articuladora do Selo Unicef em Caucaia, Erika Amorim, a participação dos profissionais de saúde são de suma importância para ajudar a recuperar os alunos que deixam de freqüentar as aulas por algum motivo. “Esta união fará uma grande diferença e contribuirá para uma cidade com mais crianças fazendo o correto que é estudar e se dedicar aos estudos”, ressalta.
O Busca Ativa Escolar é um dos programas trabalhados pela Prefeitura na busca pelo Selo Unicef. Ele consiste no resgate dos alunos que estão fora da escola. Para a diretora de planejamento da SME, Célia Coelho, o programa é uma plataforma que identifica, acompanha e faz o monitoramento permanente das crianças na escola. "As crianças serão identificadas através da plataforma onde os ACS em visitas às residências, identificando as crianças fora da escola e enviando um alerta para a Educação. Um técnico da secretaria é encaminhado para verificar por qual motivo a criança esta fora da escola”, explica.   
Dentro das diversas situações sociais, por deficiência, falta de transporte escolar, falta de vagas, por conta de exploração sexual ou trabalho infantil, os técnicos da Educação identificam a causa e acionam a secretaria responsável que poderá contribuir para solucionar o problema. Assim, a criança é reconduzida a escola e acompanhada por um monitoramento social.
As formações seguem até o dia 27 de abril. Na próxima terça-feira (24/04), o encontro será realizado com os agentes da Região IV (020 e Metrópole) e da Região V (Jurema). No dia 26, será a vez dos profissionais da Região VI (Jurema) e, por fim, no dia 27 de abril, com os agentes comunitários da Região 222.

Nenhum comentário:

Postar um comentário