quinta-feira, 19 de abril de 2018

Vereador cobra regularização das terras e respeito ao patrimônio cultural indígena

Advogado, vereador de Caucaia e membro do Conselho Nacional de Política Indigenista, Weiber Tapeba defende hoje, na celebração do Dia do Índio, 19 de abril, mudança na abordagem escolar que reforça "estereótipos e preconceitos" sobre os povos indígenas e cobra agilidade na regularização das terras das comunidades
 
Ceará 247 - O vereador Weiber Tapeba (PT), de Caucaia, destaca hoje, na celebração do Dia do Índio, 19 de abril, mudança na abordagem escolar que reforça "estereótipos e preconceitos" sobre as comunidades indígenas.
"No dia em que os índios são homenageados no Brasil, é comum que estereótipos e preconceitos sejam reforçados em salas de aula. Crianças são incentivadas a “brincar de índio”, com penas e reproduzindo no corpo pinturas tradicionais feitas de tinta guache. Lideranças indígenas do Ceará criticam essa abordagem e esperam que o ensino e a reflexão sobre sua história e cultura não se limitem ao 19 de abril."
 Weiber é advogado, vereador de Caucaia e integra o Conselho Nacional de Política Indigenista. 
Também, em artigo publicado hoje, no jornal O Povo, o vereador cobra agilidade na regularização das terras dos povos indígenas, no Ceará. "Todo dia é Dia de Índio. Terra Demarcada, vida garantida" afirma o vereador.
Segundo ele, das 23 contabilizadas pelo movimento indígena, apenas a dos Tremembés do Córrego João Pereira, em Itarema, está devidamente regularizada, enquanto que as demais estão em estágios diferentes de regularização ou sem nenhuma providência.
Weiber diz ainda que "estima-se que 42 povos habitavam a região que atualmente corresponde ao Ceará. Atualmente, existem 14 povos indígenas no Estado, com uma população de 33.048 indivíduos, distribuídos em 20 municípios".
Weiber também cobra respeito ao patrimônio cultural. "No Abril Indígena é importante reforçar o patrimônio cultural dos povos indígenas contrapondo uma abordagem equivocada feita no Dia do Índio, em que nós indígenas estamos vinculados a passado distante ou a estereótipo que teima em residir no imaginário das pessoas. Os rituais sagrados, medicina tradicional, culinária, pinturas, espiritualidade, são partes integrantes de identidades que cada povo construiu ao longo de sua história. Nós resistimos por meio da memória dos nossos ancestrais. Os ensinamentos dos nossos “troncos velhos”, a espiritualidade bastante presente precisam ser respeitadas". 

 https://www.brasil247.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário