segunda-feira, 21 de maio de 2018

Caminhoneiros bloqueiam rodovia no Ceará em protesto contra aumento do diesel

Trecho da BR-020, na altura do Quarto Anel Viário, está bloqueado por cerca de 50 caminhoneiros que protestam contra o aumento no valor do Diesel. A alta aconteceu na última sexta-feira, 18, com a elevação dos preços em 0,80%. Pelo menos quatro equipes da Polícia Rodoviária Federal estão no local realizando desvios, orientações de trânsito e desvio de veículos de carga.

Um dos bloqueios é no Anel Viário, em Maracanaú, no km 419,7, em frente ao Posto Pioneiro. Os sentidos Caucaia/Fortaleza e Fortaleza/Caucaia estão alterados. Quem vem no sentido Fortaleza/Caucaia deve sair pelas vias locais na direção Pajuçara (esquerda) ou Centro (direita). Os trabalhadores queimaram pneus para impedir a circulação do trânsito. O Corpo de Bombeiros foi acionado.
 
Conforme a PRF, no início da manhã foi registrado um congestionamento de 5 km, mas com os desvios o transtorno diminiu para cerca de 1 km apenas.
 
De acordo com o caminhoneiro autônomo Thiago Diniz, a maioria dos manifestantes é de caminhoneiros independentes. Para ele, é o segmento que sai mais prejudicado com aumento no valor do diesel, por ter que arcar com as despesas sozinhos.

Ele explica que, com o valor do diesel somado a outras despesas dos transportes das cargas, como alimentação e hospedagem durante o trajeto, o caminhoneiro “acaba ganhando menos que um salário mínimo” em algumas viagens. 

Os manifestantes estão bloqueando a passagem de outros caminhões, mas liberando a de motos e carros pequenos. 
 
A manifestação da categoria é nacional e já acontece em pelo menos 10 estados, entre eles Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba e São Paulo. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis (ANP), este recente reajuste no diesel nas bombas já acumula alta de 8% no ano.
 
o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário