sexta-feira, 25 de maio de 2018

Resolução sobre educação quilombola é entregue durante solenidade

O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, acompanhado da primeira-dama do município, Erika Amorim, e da secretária municipal de Educação, Lindomar Soares, participou nesta sexta-feira (25/5) da solenidade comemorativa em alusão ao Dia da África, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O encontro foi marcado pela entrega da resolução que define as normas da educação quilombola e a entrega da Certificação de autodefinição do Quilombo Boqueirãozinho.
Na ocasião, foi lançada a coletânea de textos “Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade”, na qual se insere um estudo sobre a questão afrodescendente em Caucaia. “O nosso município é muito rico e diversificado. Devemos atentar cada vez mais para as questões culturais que tanto representam as identidades do nosso povo”, pontua o prefeito Naumi Amorim.
A coordenadora do evento, professora Cláudia Quilombola, é uma das autoras da coletânea lançada, junto com a pesquisadora Andréa Acioly. Na ocasião, as duas comemoraram também o encerramento do curso “ Do Brasil à África”, realizado pela Fundação Palmares e que envolveu cerca de cem professores de história da rede pública de Caucaia. O curso foi ministrado pelos professores Zezito Araújo, Eliane Boamorte do Carmo e coordenado pela antropóloga Conceição Barbosa.
O presidente do Conselho Municipal de Educação de Caucaia, professor Francisco Elson Martins, recebeu a resolução que atende às necessidades específicas da educação dos afro descendentes. “A construção dessa resolução deu-se de forma democrática. Foi construída dentro das comunidades e com a participação de professores, de alunos e de especialistas”, comenta. No encerramento das festividades, os técnicos da Palmares receberam peças de artesanato e brindes das comunidades de Caucaia.
A solenidade também contou com a participação do diretor geral do IFCE, Jefferson Queiroz Lima, e o representante da Fundação Cultural Palmares, Wanderley Lourenço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário