terça-feira, 9 de outubro de 2018

Eleito deputado, youtuber processado por Camilo Santana promete oposição ferrenha na AL-CE

Declaradamente conservador, filho de pastor evangélico e crítico ao politicamente correto. Esse é o perfil do candidato mais jovem eleito no Brasil, o youtuber André Fernandes (PSL), de 20 anos. O jovem, que obteve mais de 109,7 mil votos e se tornou o deputado estadual mais votado do Estado, concedeu entrevista ao vivo nas plataformas digitais do O POVO Online e afirmou acreditar que a eleição foi "uma missão de Deus". Mais famoso na Internet, André alimenta rivalidade contra o governador Camilo Santana (PT) - que já o processou judicialmente -, classificando-o como "fantoche". Ele prometeu oposição ferrenha na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).
 André conta que seu canal no Youtube, que tem mais de 480 mil inscritos, era mais focado nas críticas contra o Partido dos Trabalhadores, mas que depois passou a individualizar mais as questões contra o governador do Ceará. “O Camilo Santana só veio como um fantoche do PT, prometendo que iria fazer isso e aquilo, mas quando chegou ao poder não fez nada”, diz.
  
Neste pleito, o candidato petista ao Governo do Ceará chegou a processar André na Justiça Eleitoral solicitando a remoção de conteúdo das redes sociais e pedindo direito de resposta sobre postagem feita pelo youtuber acusando Camilo "de fazer acordo com presidiários". Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) atendeu ao pedido de Camilo no último dia 30 de setembro.
 
A rivalidade entre os dois deve continuar, é o que promete André. "Eu comecei com meu discurso forte, diferente dele que entra falando uma coisa e chega lá dentro muda, eu vou continuar falando a mesma coisa. Enquanto eu ver que ele está errado, não cumprindo o que prometeu, vou continuar criticando nessa linha. Vou, sim, ser oposição ao Camilo Santana, vou, sim, fiscalizar. Se eu ver uma brechinha, a pancada vai ser grande", promete.
  
Sobre a eleição histórica que o coloca como deputado estadual mais votado do Estado e o mais jovem eleito no País, André acredita que tem capacidade para tal desafio. "É uma responsabilidade enorme. Venho com ideias de direita e sempre envolvendo a juventude. (Sou) contra a corrupção, contra o politicamente correto, contra a inversão de valores, a favor da inocência de nossas crianças. Sou jovem, sim. Eu, lá dentro, vou fazer mais do que esses 'macacos velhos' que estão aí na política".
  
Sobre o cargo, André acredita ser "uma missão de Deus" e cita verso da bíblia: "Deus não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos".
  
Propostas
Uma das ideias mais difundidas pelo então pré-candidato André Fernandes era a extinção da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD). O plano não deve seguir adiante, segundo afirma. "Essa parte de extinguir eu tirei fora (das propostas) porque é algo impossível, se dependesse de mim eu extinguiria. Para ser bem sincero, eu sei que existe policial errado lá dentro. Quando eu digo bandido policial que erra também é bandido pra mim, mas na maioria das vezes o policial também é perseguido pelo governador".
  
Admitindo ser "impossível" extinguir o órgão fiscalizador das forças de segurança, o jovem deputado eleito promete que no seu gabinete haverá disponível para policiais processados pela CGD um advogado criminalista.
Sobre a dificuldade que é prenunciada a uma oposição tão pequena, o deputado eleito pelo PSL diz que não fará acordos ou conchavos políticos e ainda se abstém de culpa caso não consiga aprovar nenhum projeto. "A culpa não é minha se o povo elegeu um bando de corrupto. A minha parte eu vou fazer: apresentar meus projetos de lei, votar a favor da melhoria do povo".
  
Falando sobre outras propostas, que não são propriamente de atribuição do legislativo, como a construção de escolas militares em cidades de mais de 50 mil habitantes, André justifica assumindo que a proposta "é sim de competência do governador, mas nada impede que um deputado apresente". Sobre esse tipo de escola, classifica como "um pote de ouro".
  
Homofobia
Uma enquete provocativa feita por André Fernandes em sua conta no Twitter causou polêmica no último mês de fevereiro. O jovem de 20 anos perguntava "o que você prefere que venha na Coca-Cola?". As opções eram "viado" e "rato".
 
Expressiva maioria votou em "rato", o que causou onda de comentários negativos sobre o caso. Sobre o episódio, o agora deputado eleito se defendeu afirmando que foi uma brincadeira.
 "Essa questão de comparar gays com ratos foi mais uma fake news. Fiz uma brincadeira. O problema é que o povo é muito politicamente correto, pega isso e transforma numa coisa exuberante. Isso é brincadeira. Quem não pode tirar um tempo para brincar? Brinque comigo também. Quando a gente mexe com eles, se sentem ofendidos", disse.
  
Sobre a defesa de valores cristãos e ser abertamente contra políticas afirmativas de gênero, o entrevistado confirma que continuará com o mesmo discurso. "O Estado é laico, não laicista. Eu não sou ateu, sou filho de pastor. Não concorda comigo, tudo bem, tem outros 40 deputados estaduais".
 
o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário