quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Dia Mundial do Diabetes é lembrado com ações na Uaps Dona Cotinha

O Dia Mundial do Diabetes, cuja passagem se dá nesta quinta-feira (14/11), foi lembrado na Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) Maria Firmino Mendes, conhecida como Dona Cotinha, localizada no Centro de Caucaia.
Cerca de 30 pessoas participaram, na maioria idosos com diabetes, das ações e serviços especiais oferecidos, como atividades físicas, palestras sobre insulina e os riscos e cuidados com a doença, orientação a respeito de estilo de vida saudável, seguido por café da manhã e atendimento individualizado com médicos, enfermeiros e psicólogos.
“Apresentamos tudo sobre a diabetes. Mesmo os pacientes já diagnosticados, sempre é bom conversar e tirar dúvidas”, detalha Marília Sales, gerente da Uaps. “Falamos tudo sobre insulina, como transporte, administração e misturas, incluindo o manuseio do glicosímetro e como fazer o teste da glicemia”, acrescenta a gestora.
“Descobri há 25 dias. Recebi apoio da família e dos funcionários da Unidade. Todos estão de parabéns. Toda a equipe. É muito importante receber informações como eu recebi”, disse Núbia Alves, de 64 anos, moradora do bairro Vicente Arruda. Ela participou das ações e aproveitou a oportunidade para avaliar a visão, que também é afetada em casos mais graves de diabetes.
Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia mostra que 12.150 caucaienses estão com diabetes. “O atendimento é gratuito em toda a rede de saúde municipal. As consultas são agendadas em qualquer Uaps e os pacientes são acompanhados por médicos e enfermeiros, recebendo todos os insumos (seringas, insulinas e medicamentos) gratuitamente”, comenta a coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Caucaia, Vilalba Carlos.
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre os problemas associados à doença, que são a alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame) e complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores, úlceras e amputações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário