terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Biblioteca César Cals encerra 2019 com 5.240 visitações

O ano de 2019 foi de grande movimentação para a Biblioteca César Cals de Oliveira, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Ao todo, foram 5.240 visitas, com um total de 1.902 pessoas a mais que no ano de 2018.
Foram registrados ainda 389 empréstimos e devoluções de publicações, 398 livros recebidos através de doações, 1.334 pesquisas eletrônicas e 5.097 impressões de pesquisas. A parceria com o projeto “O Parlamento e Sua História” resultou na recepção dos alunos de 57 escolas públicas e privadas do estado.
Dentre os livros mais alugados durante o ano de 2019, estão a “Novíssima Gramática da Língua Portuguesa”, de Domingos Paschoal Cegalla e “Contos de Eva Luna”, de Isabel Allende.
Diversas atividades foram realizadas durante o ano de 2019, com o objetivo de incentivar a leitura de servidores e população. Dentre eles, o projeto “Autores da Vez”, com a distribuição de folders sobre escritores e personalidades nas dependências da na Assembleia Legislativa.
“Marilena de Souza Chauí, Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Getúlio Vargas foram algumas das personalidades que estiveram em nossos folders, apresentando uma sucinta biografia sobre aquela pessoa, trechos de suas principais obras e dicas de leitura”, explica a coordenadora da biblioteca, Daniele do Nascimento.
A coordenadora lembra ainda que em outubro foi comemorada a “Semana do Livro e da Biblioteca”, com uma programação formada de palestras e encontros, como as rodas de Biblioterapia. O evento teve seu 40° encontro com a temática “A bienal depois da bienal” e entrevista com a professora Virgínia Bentes.
“Tivemos a palestra sobre a história do Parlamento cearense, com o professor Carlos Pontes e o 44° encontro do curso Rodas de Biblioteca, da Associação de Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará, com o tema Poética: de onde vem a alegria dessas mulheres com diagnósticos nem tão alegres assim?”, destacou Daniele do Nascimento.
A biblioteca conta ainda com o Clube de Leitura “A Folha do Livro”, que no ano passado debateu livros como “O Corcunda de Notre Dame”, de Victor Hugo; “A Condição Humana”, de Hanna Arendt; “Felicidade”, de Hermam Hesse; “O cavaleiro preso na armadura”, de Robert Fisher;  “A revolução dos bichos”, de Gerge Orwell; “A borboleta acorrentada”, de Eduardo Campos; “Vida, Morte e Luto: Atualidades Brasileiras”, de Karina Okajima Fukumitsu; e “Comer, Rezar e Amar”, de Elisabeth Gilbert.
Localizada no Edifício José Euclides Ferreira Gomes, anexo II da AL, 4° andar, a biblioteca está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em janeiro, durante o recesso legislativo, a biblioteca acompanha o funcionamento da Casa: das terças às quintas, entre 8h e 13h.
LA/LF

Nenhum comentário:

Postar um comentário