quinta-feira, 29 de abril de 2021

Livro sobre pesquisa e docência na Educação Básica é lançado pelo Inesp

 

“Pesquisa e Docência na Educação Básica” é o título do livro lançado na tarde desta quarta-feira (28/04) pela Assembleia Legislativa, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) como parte das comemorações do Dia do Livro, celebrado em 23 de abril. O lançamento aconteceu pela plataforma Zoom.

Durante o evento virtual, foi prestada uma homenagem ao centenário de nascimento do educador Paulo Freire, com textos e vídeos com palavras do educador.

Representando o coletivo de autores, o professor Antônio Alex Pereira de Sousa, autor do artigo "O professor e o estudante de filosofia no ensino médio brasileiro: uma leitura a partir de Michel Foucault”, agradeceu a oportunidade de ter o seu trabalho incluído no livro e destacou a importância do edital da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) para incentivar a publicação dos trabalhos dos professores. "Esse tipo de edital dinamiza as formas de publicação e eleva o nível acadêmico dos docentes", afirmou.

Ele também lembrou a importância da parceria da Seduc, Assembleia Legislativa, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) para a publicização dessas pesquisas realizadas pelos docentes.

Uma das organizadoras do livro, também representando a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, a professora Ideigiane Terceiro Nobre disse que a iniciativa da Secretaria de Educação de lançar editais para publicação de obras literárias e acadêmicas de professores é uma forma prática para que os docentes possam ter suas pesquisas e investigações disseminadas nas redes sociais, possibilitando o acesso para outros professores. "É a valorização dos professores e fomento à pesquisa e aos saberes construídos", informou.

O professor Paulo Venício Braga de Paula, que também participou da organização da obra, lembrou que o livro é resultado do trabalho de 20 professores. "São trabalhos de pesquisas de professores que estão fazendo mestrado, doutorado, para trazer para a sala de aula novas informações pedagógicas. Faz parte da sala de aula toda a ação de todos os professores para levar novas informações para os alunos. O grande desafio é publicizar tudo isso", pontuou.

Para o professor Rosendo de Amorim, também organizador da publicação, a formação científica do aluno começa na base. Segundo ele, é preciso despertar nas crianças a curiosidade, e no adolescente a busca pelo conhecimento. "A educação científica para os alunos se torna concreta na medida em que os professores se qualificam. Há um retorno para a escola, porque vai fortalecer a ideia de que os alunos desde cedo começam com mentalidade de pesquisa. Temos alunos já bolsistas ligados a pesquisas. Muitos alunos de nossas escolas já foram premiados e isso coloca o Ceará na dianteira da educação brasileira", afirmou.

 

ATUAÇÃO DO INESP

O diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha de Miranda lembrou que o órgão tem papel editorial e de realizar pesquisas. Ele revelou que nas últimas pesquisas, se verifica o salto na educação cearense de 2005 até o 2019. "Isso mostra que parceria entre Estado e a rede municipal tem dado grandes resultados para a educação no Ceará”, informa.

João Milton também acrescenta que o Inesp tem subsidiado os 46 parlamentares cearenses com dados sobre educação, participação de alunos cearenses em olimpíadas científicas, ingressos no Instituto Tecnológico da Aeronaútica (ITA), no Instituto Militar de Engenharia (IME) e outras grandes instituições de ensino no Brasil e no exterior. "A gente tem a convicção que esses resultados nascem na sala de aula, onde se forma o cidadão", ressaltou.

João Milton também destacou o trabalho realizado pelo professor Aldízio Alves Vieira Filho, assessor especial do gabinete da Secretaria de Educação do Estado, que faleceu nesta quarta-feira. "Hoje é um dia muito difícil. Quis a história coincidir esse lançamento com o falecimento de uma pessoa muito querida. Era um colega, depois um amigo que virou um irmão e conselheiro. O lançamento deste livro também é uma forma de homenagear o Aldízio", homenageou.

WR/LF

Nenhum comentário:

Postar um comentário