sexta-feira, 23 de abril de 2021

Inesp realiza 1ª Exposição Virtual para comemorar o Dia Mundial do Livro

 

A Assembleia Legislativa, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), realiza nesta sexta-feira (23/04), às 19hs, pela plataforma Zoom, a 1ª Exposição Virtual de livros das Edições Inesp, alusiva ao Dia Mundial do Livro.

O evento será dedicado ao escritor, pesquisador, jornalista e professor universitário Gilmar de Carvalho, e contará com a participação da pesquisadora e curadora de artes visuais Dodora Guimarães e do músico Moacir Bedê.

Gilmar de Carvalho e Francisco Sousa são os responsáveis pela publicação “A Grande Arte de Estrigas”, editada pelas Edições Inesp em 2019. A obra se deu em comemoração ao centenário do artista plástico Estrigas, em parceria com a Secretária de Cultura do Estado do Ceará e o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC).

Referência da cultura cearense e das tradições populares nordestinas, Gilmar de Carvalho foi mais uma vítima da Covid-19. Ele morreu no sábado passado (17/04), aos 71 anos.

PROGRAMA EDITORIAL

A exposição virtual é um marco do programa editorial do Instituto, que tem tradição de impressão com mais de 32 anos de existência, e reunirá uma série de vídeos que contam um pouco dessa trajetória. Os vídeos serão apresentados por categoriais editoriais e de forma cronológica.

Para o diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha de Miranda, a exposição contribui para a popularização do livro, facilitando seu acesso e contribuindo para a efetividade do parlamento cearense. “É papel do Inesp publicar obras, estudos e pesquisas de temas necessários ao desempenho parlamentar e garantir apoio cultural a esta Casa Legislativa,” afirma João Milton.

O programa editorial do Inesp conta, mais recentemente, com um programa digital que tem como objetivo facilitar e ampliar o acesso às publicações do Instituto de forma inovadora, sustentável e inclusiva. No ano de 2020 o Inesp alcançou um milhão de acessos às publicações digitais. A conquista se deu após um ano de diversificação das formas de acesso ao acervo.

As publicações digitais são distribuídas de forma gratuita por cartões e cartazes com o QR Code e o cartão/biblioteca digital. Por meio de um aparelho celular,  o interessado faz o download da publicação através da leitura do código QR disponível no cartão ou cartaz impresso. Já com o cartão/biblioteca digital, o conteúdo é compartilhado virtualmente via WhatsApp e/ou e-mail. Clicando na imagem da obra (ou das obras, no caso da biblioteca digital) a pessoa faz o download e acessa o material de forma digital. Os interessados podem solicitar o cartão digital pelo WhatsApp do Inesp - número (85) 9. 9999.4215.

Para participar da 1ª Exposição Virtual de livros das Edições Inesp, basta acessar a plataforma zoom com senha de acesso: 055954 .

WR/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário