terça-feira, 27 de março de 2012

Chove em mais de 100 Municípios

Iguatu. Voltou a chover em várias regiões do Ceará. Na madrugada de ontem, a localidade mais favorecida com a queda de água foi o Cariri, no Sul do Ceará. No Município de Altaneira foi registrada a maior precipitação, 96mm, seguida de Farias Brito com 75mm, Assaré com 61mm e Crato com 56mm. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 100 municípios.

De acordo com a Funceme, a tendência para as próximas 72 horas é de permanência de chuvas isoladas em todo o Estado, com maior intensidade na região litorânea, ao longo de toda a faixa. "A Zona de Convergência Intertropical está sobre o Estado, e isso favorece a ocorrência de chuvas", explicou a meteorologista Gabriela Lameu. A pluviométrica registrada no período de 26 dias deste mês apresenta um desvio de 60% em relação à média histórica, que é de 165mm, conforme a Funceme.

A novidade é a sangria do açude Muquém, em Cariús, na Bacia do Alto Jaguaribe, que começou ontem. No começo deste ano, o reservatório estava com mais de 90% da capacidade. Agora, são quatro reservatórios que estão sangrando no Sul do Ceará: Valério, localizado em Altaneira, Junco, em Granjeiro, Rosário, em Lavras da Mangabeira, e Muquém, em Cariús.

Seis barragens estão com volume acima de 90%. São elas: Gavião, Tijuquinha, Quixeramobim, Orós, Trussu e Ubaldinho. Há 17 reservatórios com volume inferior a 30%.

No geral, as verificações de chuvas isoladas e de baixa pluviometria, em fevereiro e neste mês não, têm contribuído para o aumento significativo do acúmulo de água nos 134 reservatórios do Estado, monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em parceria com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs). Nas principais bacias hidrográficas, os rios ainda não ficaram cheios nesta quadra invernosa. Por conta disso, o volume total acumulado até ontem permanecia o mesmo do começo do mês, isto é, 70%.

A situação, entretanto, é confortável, pois, durante a quadra invernosa do ano passado, houve recarga significativa dos reservatórios cearenses.

O retorno das chuvas reanimou os produtores rurais, tendo em vista que a ocorrência de veranico nos últimos 15 dias e de chuvas isoladas de baixa pluviometria trouxe um quadro de preocupação para os agricultores em várias regiões do Estado.

CHUVAS NO CEARÁ

Municipio    mm

Altaneira ........................................................96

Farias Brito ...................................................75

Assaré..............................................................61

Crato .................................................................56

Ibiapina ...........................................................55

Missão Velha ................................................44

Santa Quitéria ..............................................44

Palmácia .........................................................40

Juazeiro do Norte ......................................36

Mauriti ............................................................34

Caririaçu .........................................................34

Iguatu ...............................................................34

Moraújo ..........................................................32

Iracema ...........................................................31

Guaraciaba do Norte ................................31

Barbalha .........................................................30

Fonte: Funceme

Mais informações:

Funceme - Fone: (085) 3101-1088
Cogerh - Fone: (85) 3218. 7024
Coordenadoria de Defesa Civil do Ceará -
Fone: (85) 3101. 2120

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário