terça-feira, 20 de março de 2012

Segurança é pouco observada na Lagoa do Banana.

O uso de moto aquática (equipamento conhecido como jet ski) próximo a áreas de banhistas causa polêmica. Na manhã de ontem, O POVO esteve na Lagoa do Banana, em Caucaia, tradicional ponto de usuários de motos aquáticas. No local, crianças brincavam próximo aos equipamentos e não havia fiscalização da Capitania dos Portos.

“Fico olhando direto, porque a qualquer momento pode acontecer alguma coisa”, afirmou a cabelereira Talita Gonçalves, que estava sentada junto com familiares, enquanto a filha se divertia na lagoa. Na opinião dela, deveria haver uma barreira entre os banhistas e os usuários de moto aquática. “Outro dia eu estava em uma lagoa aqui perto e o jet ski ia matando duas crianças, foi por pouco”, relata.

O representante comercial Marcelo Santos também acompanhava a filha enquanto ela brincava na água. Segundo ele, falta uma melhor estrutura de segurança e fiscalização no local.

Em um trecho da lagoa, há um ponto específico para os carros descerem e colocarem os equipamentos na água. Nesse momento, há o auxílio de um rapaz, funcionário de uma barraca que fica no local. Ele inclusive mostrou sua habilitação para pilotar moto aquática. Além dele, o gerente da barraca, Amauri Magalhães, observava o local e orientava condutores e banhistas. Segundo ele, praticantes sem colete são aconselhados a sair da água. Além disso, em frente à barraca, alguns cones na margem delimitam uma área dedica aos banhistas.

Apesar dos cuidados, O POVO observou momentos em que crianças ocupavam a mesma área das motos aquáticas. Um homem chegou a colocar uma criança para brincar sozinha em cima do equipamento desligado.

Um dos praticantes de manobra, Clécio Orestes, afirmou ser habilitado e diz que o cuidado principal é não ingerir bebida alcóolica. Outro jovem, que preferiu não se identificar, disse que, apesar das precauções, não possui carteira de habilitação, mas que, mesmo assim, guia moto aquática frequentemente no local.

Segundo o tenente Gustavo, da Capitania dos Portos do Ceará, equipes do órgão fazem a fiscalização no local aos sábados e domingos, observando itens como habilitação e registro das embarcações. Já sobre a demarcação de áreas para banho, o tenente diz que é papel dos donos de barracas, que, segundo ele, contam com orientação da Capitania.

ENTENDA A NOTÍCIA

A Lagoa do Banana, no município de Caucaia, é muito procurada por quem conduz motos aquáticas. Em 2009,houve uma morte no local, após colisão entre dois desses veículos. Ontem, crianças brincavam próximo aos equipamentos e não havia fiscalização.

O POVO online
Veja como obter a habilitação para motos aquáticas em
http://migre.me/8lyIY

Nenhum comentário:

Postar um comentário