sexta-feira, 23 de março de 2012

Município de Caucaia escolhe Jornal Escolar para fazer letramento

O município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, escolheu o Jornal Escolar para realizar ação de letramento nas 51 escolas de Ensino Fundamental que participam do Programa Mais Educação. Quinta-feira, 15 de março, aconteceu a capacitação inicial dos Coordenadores do Programa.
Na metade das oficinas os monitores aplicarão Sequências Didáticas propostas pelo Comunicação e Cultura (Bilhete Argumentado e Texto do Opinião foram as primeiras escolhidas). No restante do tempo desenvolverão suas próprias estratégias, que serão socializadas através de metodologias de intercâmbio de experiências. Com isso, a ação caminhará com duas pernas: a das rotinas estruturadas e a da criatividade de cada monitor. As escolas publicarão uma edição a cada dois meses.
Cada escola escolherá um diagramador, que receberá capacitação específica. As escolas poderão também utilizar o serviço de impressão a preço de custo ofertado pelo Portal do Jornal Escolar.
Depoimento
 
O Letramento no Programa Mais Educação é importante para o desenvolvimento do aprendizado do aluno, mas os kits destinados a essa atividade estão voltados para as séries iniciais. Com o Jornal Escolar os alunos de todos os anos podem divulgar suas ideias, argumentar e debater com os colegas, não deixando de trabalhar o Letramento, com leitura e escrita, assim como outros conteúdos que estão inseridos no planejamento escolar. A motivação aumenta dia a dia.
Professor Aécio Vieira
Coordenador do Programa Mais Educação no município de Caucaia – Ceará
Foi professor de três escolas públicas de São Paulo que publicavam jornais escolares.

http://comcultura.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário