segunda-feira, 26 de março de 2012

Inscrições para o projeto Ceará Faz Ciência termina na sexta-feira (20)

Até a próxima sexta-feira (30) os jovens das regiões do Inhamuns, Norte, Litoral Leste e Cariri podem inscrever seus trabalhos no projeto Ceará Faz Ciência. As inscrições devem ser feitas exclusivamente através de preenchimento de formulário no hotsite do evento (http://eventos.sct.ce.gov.br).

O projeto Ceará Faz Ciência vai popularizar a Ciência e a Tecnologia no interior do Estado e identificar jovens talentosos, estimulando o seu interesse por essa área. Ele se dará de forma itinerante, com uma seleção de 100 trabalhos científicos - 25 em cada uma das quatro regiões - de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas, a serem expostos para divulgar os de maior destaque no Estado do Ceará, em feiras a serem realizadas nos meses de maio e junho.

Vocação natural das regiões

A ideia do projeto é estimular os jovens a se interessarem por uma carreira profissional que envolva a Ciência e Tecnologia (C&T), dentro das vocações naturais do Estado. Para tanto, os trabalhos deverão, preferencialmente, estar relacionados com a vocação natural de cada região.

Na Região Norte, o foco será a Astronomia e Metalmecânica, e no Cariri, os temas trabalhados devem envolver Geoparques e Arqueologia. Já no Litoral Leste, os alunos enfatizarão nos projetos a Psicultura e a Aquicultura. Energias Alternativas e Inclusão Digital são os assuntos a serem trabalhados pelos estudantes da região dos Inhamuns.

Premiação para professores e alunos

Em cada uma das quatro regiões, serão premiados trabalhos com 1°, 2° e 3° lugares do Ensino Médio, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Dentre os prêmios estão tablets, MP4 e jogos educativos. Os alunos pertencentes a equipe vencedora na categoria Ensino Médio e Fundamental II irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq durante um ano.

Os professores vencedores em cada uma das três categorias também ganharão tablets. Os projetos vencedores de cada região serão expostos durante a Exposição Ceará Faz Ciência, a ser realizada em outubro, em Fortaleza, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O Ceará Faz Ciência é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e CNPq/MCTI, com patrocínio da Assembleia Legislativa, Prefeituras de Limoeiro do Norte, Sobral e Tauá, apoio da Ibyte, e apoio institucional do Geopark Araripe, Urca e Seduc.

Mais informações e inscrições no projeto Ceará Faz Ciência: http://eventos.sct.ce.gov.br | 85 3101-6466

26.03.2012
Assessoria de Imprensa da Secitece
Cynthia Cardoso (85 3101.6466 - 6469)

Nenhum comentário:

Postar um comentário