quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Defensora geral apresenta a produtividade da Defensoria na reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus

 


Nesta semana, a Defensoria Pública participou de mais um encontro do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, presidido pelo governador Camilo Santana, que reúne semanalmente mais de 25 instituições para avaliar o quadro do novo vírus no Estado e traçar ações de combate.

No encontro, a defensora pública geral, Elizabeth Chagas, apresentou os números da instituição durante os meses de isolamento social e revelou os esforços imprimidos para conferir amplo acesso à Justiça a quem mais precisa. De abril a junho de 2020, quando todos os serviços presenciais do órgão permaneceram suspensos em todo o Estado, a Defensoria promoveu 183.690 atuações.

“Estamos nos preparando para começar as etapas do plano de retomada da atuação presencial, mas é importante frisar que a instituição não parou em nenhum momento. A cada mês registramos aumento das nossas atuações e estamos sempre pensando em como os nossos serviços podem chegar à população. Por isso, criamos alternativas para esse atendimento remoto e aprimoramos algumas de nossas ferramentas, como o site da Defensoria, que agora está com visual mais moderno e tem a navegação mais intuitiva, para o usuário localizar o que precisa sem dificuldades”, destacou.

“Chegamos a algumas pessoas que nunca haviam sido atendidas pela Defensoria, por conta da mobilidade e da dificuldade de acesso, mas com a internet e o atendimento remoto ultrapassamos as fronteiras. Sabemos que ainda existem pessoas sem acesso à internet ou às novas tecnologias, e para elas estamos oferecendo outras alternativas, como a instalação de um guichê para atendimento específico daqueles assistidos com audiências marcadas, mas sem acesso à tecnologia, o que o deixaria impossibilitado de participar do momento virtual”, destacou.

No encontro virtual, o governador apresentou os dados e estudos epidemiológicos com os números de internações e óbitos no Estado. O Ceará continua apresentando números relacionados à Covid-19 em queda. Com esse quadro, o Governo do Ceará já começa a ampliar a oferta de leitos para pacientes com outras enfermidades. “Dos mais de 2.800 leitos que estavam exclusivamente para a Covid-19, 854 já foram transformados em leitos para atender outras demandas na saúde”, comunicou Camilo Santana. Ele reforçou que o Estado continua tomando medidas para proteger a população do novo coronavírus. “Ontem entregamos mais 900 mil máscaras das quase cinco milhões que estamos distribuindo para as famílias de baixa renda no Ceará. Lembrando que a máscara é um equipamento importante de proteção individual e obrigatório o uso. Não acabou a pandemia. Ela só se encerrará quando sair uma vacina. É importante que continuemos convivendo com essa realidade para que a gente não possa retroceder e continuar avançando em cada etapa da retomada da economia no Ceará”, disse.

http://www.defensoria.ce.def.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário