sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Diversidade nas Organizações é tema de palestra virtual gratuita promovida pela AECIPP na próxima terça-feira (27)

 


A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), por meio do Fórum de Responsabilidade Social da entidade, promoverá palestra sobre Diversidade nas Organizações no próximo dia 27 de outubro, às 14h. O encontro, que será virtual e aberto ao público, acontecerá por meio da plataforma Microsoft Teams. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no link: https://bit.ly/31wwmci. A iniciativa faz parte do planejamento estratégico do Fórum que tem como uma das suas frentes a capacitação dos profissionais das empresas associadas à AECIPP.

 

“Tínhamos estruturado um plano de ação, já validado no ano passado, mas, em razão da pandemia, resolvemos readequar e ir por outro rumo, tentando ser mais concisos e objetivos para construir ações que fortaleçam esse trabalho de responsabilidade social das empresas. Assim, estabelecemos duas frentes de atuação e uma delas é voltada para treinamentos. A palestra sobre diversidade faz parte da frente que tem como objetivo capacitar as pessoas responsáveis pela área social nas empresas para que possam fazer um trabalho mais robusto, estruturado e com maior segurança”, explica a coordenadora do Fórum de Responsabilidade Social da AECIPP e Gerente de Relações com Comunidades na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Cristiane Peres.

 

A palestra será ministrada por Lina Nakata, cientista de dados do Great Place to Work – GPTW, especializada na área de Gestão de Pessoas, com ênfase em carreiras, gestão do esporte, clima organizacional, gênero, aprendizagem organizacional, diversidade e competências. Nakata fará uma breve exposição sobre a importância da diversidade e da inclusão nas corporações, sobre o trabalho do GPTW no estímulo e reconhecimento das empresas que têm se destacado como organizações inclusivas e apresentará alguns cases mais relevantes.

 

“Empresas que estão mais atentas e investindo na diversidade nas suas organizações conseguem obter resultados expressivos, tanto no aspecto financeiro como de clima organizacional. As corporações estão percebendo que vale a pena investir mais em diversidade e inclusão, não só porque elas acreditam nos resultados que isso pode trazer, que vão desde faturamento superior, menores índices de turnover, além de vários outros aspectos relacionados ao ambiente de trabalho”, reforça Nakata.

 

Por meio da área de treinamentos do Fórum, que está sendo coordenada pela consultora da Ação Humanitária Beatriz Gurgel, já foram realizadas palestras sobre o incentivo à cultura nas organizações e também uma oficina sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Após o I Workshop de Responsabilidade Social da AECIPP realizado em janeiro, veio a pandemia e as ações ficaram com o foco na resposta à crise. Agora no segundo semestre, criamos um grupo de trabalho voltado para a estruturação de treinamentos, nesse sentido, alguns temas prioritários foram levantados. Estamos realizando o curso sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as lives sobre Cultura, Diversidade e Responsabilidade Social Empresarial. Essa será a segunda palestra de uma série de três encontros virtuais que realizaremos esse ano com foco nessas temáticas”, reforça Beatriz Gurgel.

 

Para dúvidas ou mais informações sobre a palestra e próximos eventos que serão realizados pelo Fórum de Responsabilidade Social da AECIP, enviar e-mail para relacionamento@aecipp.com.br ou ligar para (85) 90102.2912.

 

Panorama da Diversidade no Brasil

Diversidade significa variedade, pluralidade, diferença. Caracteriza tudo que é diverso, que tem multiplicidade, é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si. O Brasil é um país extremamente diverso em todos os aspectos, mas, no mercado de trabalho, o cenário ainda não representa a realidade da diversidade social brasileira. Confira alguns números:

·         Mesmo as mulheres representando 51,09% da população somente 37,8% das posições de liderança no mercado de trabalho são ocupadas por elas (IBGE, 2016 / Ethos, 2016);

·         Somente 34% dos funcionários das 500 maiores empresas do Brasil são negros (Ethos, 2016);

·         54% da população brasileira são negros – pretos + pardos (PNAD Continua, 2017);

·         Profissionais negros com ensino superior completo recebem 28,8% menos do que os brancos em igual condição (RAIS 2016/ Ministério do Trabalho e Emprego);

·         O Brasil lidera o índice de homofobia no mercado de trabalho: 68% já presenciaram LGBTfobia no ambiente de trabalho (OutNow Global, 2017);

·         Atualmente são 9,3 milhões de PCDs que se encaixam na Lei de Cotas para 827 mil vagas abertas (Brasil.gov, 2017).

 

Sobre Lina Nakata

Bacharel, mestre e doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, com doutorado-sanduíche na Northern Illinois University. Professora nos cursos de pós-graduação da FIA Business School e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Além de cientista de dados do Great Place to Work, Lina Nakata, é co-presidente da PWN São Paulo – Professional Women Network, e diretora de marketing da ANGRAD – Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração.

 

Sobre a AECIPP

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) foi criada em 30 de setembro de 2015 com o objetivo de organizar e defender os interesses das empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e auxiliar o Governo do Estado no desenvolvimento das atividades do Complexo e da região do entorno. Atualmente a AECIPP conta com 31 empresas associadas, sendo 10 indústrias e 21 companhias do setor de serviços, que respondem por 92% do Produto Interno Bruto (PIB) do CIPP.

 

Ao longo dos seus cinco anos de atuação, a Associação vem promovendo e apoiando diversas ações visando tornar o Complexo uma referência positiva, nacional e internacionalmente, bem como a valorização do Ceará e o desenvolvimento do setor industrial no Estado. Além disso, a AECIPP tem sido um importante agente de transformação para as comunidades locais, em especial dos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, fomentando a geração de emprego e renda para a comunidade do entorno, investindo na capacitação da mão de obra local e aproximando a população local das oportunidades de trabalho nas empresas da região. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário