terça-feira, 23 de novembro de 2021

Bombeiros Militares de Caucaia resgatam filhote de gato em cacimba

 


Bombeiros Militares do Quartel de Caucaia (3ªCia/2ºBBM) resgataram um filhote de gato de uma cacimba com cerca de 15 metros de profundidade, na Rua Galiente, no Bairro: Potira II, em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado.

Imediatamente após o acionamento pela Coordenaria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que se deu por volta das 13 horas da tarde deste domingo, 21 de novembro, os bombeiros militares de Caucaia se deslocaram até o local da ocorrência.

“Meu gato de estimação, ainda filhote, caiu em um poço e não consegui tirá-lo”, relatou a solicitante e tutora do animal no chamado a Ciops.


 

O resgate

De acordo com o subtenente A. Pereira, “para o resgate foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força, utilizando um tripé e um conjunto de moitões, corda e mosquetões”, relatou o comandante do socorro. Esse sistema permitiu a descida controlada pelo bombeiro, que usa um cinto paraquedista, e seu içamento junto com o filhote de gato a terra firme sem machucado aparente. O animal foi entregue a sua tutora ileso.


 

Por prevenção, o bombeiro militar também utilizou, além de seu equipamento de proteção individual e cinto paraquedista, o equipamento de proteção respiratória autônoma (EPRA).

Corpo de Bombeiros orienta prevenção

“Por prevenção, recomendamos que poços, cisternas, cacimbas, caixa d’água e semelhantes sejam cercados e sinalizados, bem como, tampados para se evitar situações como esta. As crianças e os animais são curiosos e não tem noção do perigo”, alerta o subtenente.


 A guarnição que resgatou o filhote de gato da cacimba foi composta pelo subtenente A. Pereira, cabo Sampaio, soldado Fontenelle e soldado Leandro, do salvamento 04, do quartel de Caucaia (3ªCia/2ºBBM).

Outros resgates

Em síntese, no ano de 2019, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará resgatou 3.919 animais em Fortaleza e no Interior do Estado. Já no ano passado, esse número de salvamentos aumentou para 5.217. Em 2021, de janeiro a outubro deste ano, já foram resgatados 5.327 animais pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) em todo o Estado.

 

https://www.bombeiros.ce.gov.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário