segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Caucaia forma novos alunos no curso de Bovinocultura do Leite

 

A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-CE), formaram novos alunos do município no curso de Bovinocultura do Leite: manejo sanitário.


A capacitação da turma aconteceu na Fazenda Bom Jesus, na CE 085, Km 09, no bairro Bom Jesus, entre os dias 16 a 18 deste mês de novembro. O titular da SDR, Sebastião Conrado destaca que a formação dos integrantes contou principalmente com a prática do dia a dia. "Tivemos um curso que, além de muito didático apresentou várias práticas e demonstrações do dia a dia da lida com os bovinos. Nosso compromisso é o de prover junto às diversas entidades e órgãos envolvidos com o setor rural uma parceria para realizar capacitação de pequenos e médios produtores rurais interessados no melhoramento e regularização de produtos agropecuários" disse Conrado.

O curso é uma ação direta do Programa de Capacitação Para o Desenvolvimento Rural do município e teve a orientação do instrutor, José Carlos, capacitado pelo SENAR e com a participação direta  de 15  pequenos e médios produtores. "Os alunos aprenderam praticando vários procedimentos como imobilização, contenção dos bovinos, vias de aplicação de medicamentos endovenosos e subcutânea, intramuscular e intra-ruminal bem como mochação mecânica em bezerros, técnicas de higienização para ordenha e testes de comprovação de doenças" reforçou o instrutor.


Programa de Capacitação para o Desenvolvimento Rural

Cursos Realizados


- Inseminação artificial em bovinos
- Doma racional  
- Bovinocultura de Leite (manejo sanitário)

Cursos programados

- Equideocultura (casqueamento) - 24h –(30/novembro a 2/dezembro/2021).
- Operação e manutenção de tratores agrícolas 48h – (6 a 11de dezembro/2021).
- Avicultura básica – 32h – (14 a 17 de dezembro/2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário