terça-feira, 23 de novembro de 2021

Projeto da vereadora Camila Cavalcante pretende destinar ônibus exclusivos para mulheres em Caucaia


 

Por Thomas Pacheco

Projeto de lei votado na Câmara Municipal de Caucaia pretende tornar exclusivo parte da frota de ônibus municipais para uso exclusivo de mulheres. Ao menos 30% dos ônibus seriam destinados ao público feminino durante os horários de pico.

O projeto de lei n° 160/21 foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 18, e tem o objetivo tornar dar mais segurança às passageiras, que se vêem expostas a assédios e abusos sofridos nos coletivos, que de acordo a autora, vereadora Camila Cavalcante, aumentaram após a gratuidade do transporte coletivo no município de Caucaia.

“Infelizmente ainda vivemos em uma cultura retrógrada e machista que permite aos homens se aproveitarem da superlotação do transporte público para submeter mulheres e adolescentes a práticas delituosas, ofensivas à sua dignidade e intimidade. Tenho recebido muitos pedidos de ajuda de mulheres caucaienses para tomarmos alguma atitude contra isso”, lamenta a vereadora.

A parlamentar é enfática ao afirmar que o projeto irá tornar o transporte público do Município de Caucaia “mais digno, confortável e seguro para as mulheres, que se sentem expostas a abusos e assédios nos coletivos”.

A cor escolhida para compor o coletivo exclusivo é o Lilás, cor que remete ao enfrentamento a violência contra a mulher. Os Ônibus Lilás rodariam entre 05h e 08h, 11h e 14h e 17h e 20h e deverão ser conduzidos por motoristas do sexo feminino e fica resguardado à mulher o direito de escolha entre o transporte público de uso exclusivo ou transporte público convencional.

O projeto impõe, ainda, uma multa para as empresas de ônibus em caso de descumprimento do citado.

A matéria foi aprovada em 2° discussão pelos vereadores e segue agora para a sanção do prefeito Vitor Valim.
 
https://www.cmcaucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário