sexta-feira, 26 de novembro de 2021

São Gonçalo do Amarante celebra 153 anos de conquistas e crescimento

 


Protagonismo dos que residem e trabalham no município é celebrado e apoiado pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)  

 

O município de São Gonçalo do Amarante (SGA) completa 153 anos neste 27 de novembro de 2021 e celebra os resultados do protagonismo dos gonçalenses e de todos que foram acolhidos pelo município. O desenvolvimento social e econômico vivenciado na última década transformou as perspectivas e realidades de muitos moradores, que foram impulsionados por novas oportunidades em suas carreiras profissionais e empreendimentos.  

 

Uma dessas transformações aconteceu com Márvio Silva, “nascido e criado” na comunidade de Caraúbas, São Gonçalo do Amarante. Ele transformou as mudanças na cidade em conquistas. Atualmente, Márvio é analista administrativo na CSP, mas a história dele com a siderúrgica começou ainda na construção.  

 

“Eu trabalhava no Porto do Pecém, no ramo metalúrgico. Então, eu sempre via a movimentação das peças que estavam chegando para a construção da CSP. Também fiz um estágio em uma empresa que estava fazendo a terraplanagem. Trabalhei em algumas empresas consultoras coreanas e, em 2015, entrei na CSP como assistente administrativo”, relembra Márvio.  

 

Maísa Rocha é soldadora na CSP. Ela reside há 13 anos em São Gonçalo do Amarante e foi no município que Maisa constituiu família e iniciou sua trajetória profissional, por meio de um curso no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai-CE), parceiro da CSP. Depois que entrou na CSP, tornou-se mãe duas vezes, o que estreita ainda mais sua relação com a empresa, onde descobriu essas gestações durante o expediente.  

 

“No evento da primeira placa eu passei mal. Fui atendida, senti que era algo diferente e já fui investigar. Foi assim que descobri que estava grávida, no dia em que eu vi a primeira placa de aço que produzimos”, conta a soldadora rindo.  

 

Empreender para transformar  

 

O Lucas Pereira, sócio proprietário da empresa Comsert Engenharia, é um exemplo disso. Ele é engenheiro eletricista e começou a empreender há três anos, inspirado pelo desejo de se desenvolver junto com a cidade onde mora desde criança. Hoje, ele gera oportunidades de trabalho para outros moradores locais e coopera diretamente para a economia da região. “Posso dizer que é uma honra e um prazer poder ajudar as pessoas a se desenvolverem profissionalmente e pessoalmente. São Gonçalo tem um potencial muito grande. Eu não tenho dúvidas de que estamos em um dos melhores municípios do Brasil para investir, empreender e morar", conta Lucas Pereira.  

 

Ele está participando do terceiro ciclo do Território Empreendedor, programa realizado pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae-CE). As empresas locais selecionadas estão sendo capacitadas a fornecerem para empresas do Complexo do Pecém e do Ceará. O Lucas considera que esse apoio da CSP tem sido um diferencial para os empreendimentos locais. “Vejo a CSP como um braço muito forte nesse quesito, sendo a maior patrocinadora de qualificações e de melhorias pra comunidade. A CSP não se resume a produzir aço e gerar empregos. A empresa também olha para quem reside em SGA e tenta entregar uma oportunidade de crescer”.  

 

Crescendo junto com o município  

 

O Adriano Freire, proprietário da Estampa SGA, chegou ao município há 17 anos e vivenciou esse crescimento em São Gonçalo. A loja de presentes personalizados completa 10 anos no mesmo mês do aniversário da cidade. Hoje, ele é microempreendedor individual e gera mais três empregos para moradores locais. "Eu vim pra cá praticamente sozinho, e hoje já tenho minha família, minha casa e minha empresa. O povo de São Gonçalo é guerreiro, não desiste das coisas e nem dos sonhos. E a cada ano que passa, a prosperidade está aumentando, não só pra mim, mas pra toda a população", conta com gratidão.  

 

O empresário também participa do programa Território Empreendedor e conta: “Está sendo uma oportunidade única. Temos que estar evoluindo, aprendendo constantemente”. Ele destaca que a CSP faz parte dos avanços em sua história pessoal e também do município. “A CSP trouxe um movimento pra cidade economicamente, com um diferencial enorme, com a explosão do PIB do município e beneficiando diretamente a população e a nós comerciantes. Quando a população tem uma renda, o comércio com certeza cresce junto. A CSP tem uma visão realmente de ajudar a cidade e eu acho que isso é muito bacana”, compartilha.  

 

Contribuições da CSP a São Gonçalo do Amarante  

 

  • 69% de produtos e serviços adquiridos pela CSP são oriundos de empresas em São Gonçalo do Amarante; 
  • De 2012 a 2020, houve crescimento de 625% da contribuição da CSP na arrecadação de SGA em Imposto Sobre Serviços (ISS); 
  • Desde a sua fase de implantação, a siderúrgica já investiu R$ 40 milhões em programas de responsabilidade social, beneficiando 28 mil pessoas; 
  • Dentre esses investimentos, estão R$ 9 milhões em obras de infraestrutura social, em São Gonçalo do Amarante (SGA); 
  • A CSP conta com 2.532 trabalhadores diretos, além de terceirizados. Desde o início das operações, em 2016, a siderúrgica triplicou o percentual de moradores de SGA no quadro de empregados; 
  • No programa Jovem Aprendiz e Aprendiz Pessoa com Deficiência, 231 participantes foram pessoas residentes em SGA; 
  • Já o programa de Diálogo Social da CSP conta, hoje, com 97 Embaixadores do Diálogo. Todos eles são empregados da CSP que residem nas comunidades vizinhas à empresa. Eles são protagonistas na CSP e onde moram, compartilhando informações sobre a oferta de cursos, vagas e programações culturais; fomentando o protagonismo dos moradores no desenvolvimento da região, a partir do empreendedorismo e associativismo; e realizando a escuta ativa a ideias e soluções sugeridas pela população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário