terça-feira, 23 de novembro de 2021

Dia 25/11 | Bate-papo com o renomado artista de circo italiano Leo Bassi abre a programação da 8ª edição do Festival Internacional de Circo do Ceará

 


O Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) inicia a sua 8ª edição com o Programa Luz no Picadeiro, eixo de formação do festival. Em parceria com o Festival 7 Sóis 7 Luas e Tapera das Artes, o festival abre a programação nesta quinta-feira (25/11), às 15h, na Tapera das Artes (Aquiraz/CE), com um bate-papo com o renomado artista de circo italiano Leo Bassi, que está no Ceará participando, também, do Festival 7 Sóis 7 Luas, que acontece de 23 de novembro de 2021 a 28 de janeiro de 2022. Além de Aquiraz, o FICC terá ações formativas em Fortaleza, Eusébio, Itapipoca e Paracuru, de 02 a 15 de dezembro. Ao todo, serão sete oficinas, dois encontros e um seminário sobre assuntos relacionados ao mundo circense.

O bate-papo com Leo Bassi terá acesso gratuito e será mediado pelos artistas circenses Alysson Lemos e Romina Sanches. O artista italiano é reconhecido mundialmente pelas suas extravagantes atuações de teatro e pelas suas ações provocatórias. Ele é considerado criador de um estilo muito pessoal de comédia transgressiva, física e intelectual, com uma extraordinária capacidade de improvisar com o público.

EM FORTALEZA

Com realização presencial respeitando os protocolos sanitários adotados no período e online através do canal do festival no Youtube, o programa Luz no Picadeiro tem como objetivo preservar e difundir o saber circense através do ensino periódico de técnicas, valorizando a tradição e explorando novas possibilidades de aperfeiçoamento das diversas técnicas circenses.

Uma oficina, dois encontros e um seminário compõem a programação que será realizada em Fortaleza. De 02 a 04 de dezembro, das 14h às 17h, ocorrerá a “Oficina de Bambolês – confecção e técnica intermediária e avançada”, com a artista e produtora de circo e teatro de bonecos Irlana Melo, na Vila das Artes. 

O Teatro São José receberá os dois encontros com artistas circenses, que ocorrerão às 14h, nos dias 09 e 10 de dezembro. O primeiro dia será sobre O ensino da palhaçaria – É possível ensinar e aprender palhaçaria? Experiências Pedagógicas: Escolas e Tradição”. O bate-papo terá mediação da atriz e bailarina Sâmia Bittencourt e do diretor artístico do FICC, Ângelo Márcio e participação dos artistas Rafael Melo (Grupo Desequilibradoz), Wanderson Brasil (Palhaço Baratinha), multiartista Cláudio Ivo, Pimenta (Palhaço), Aldrey Rocha (K’Os Coletivo) e Richard Riguetti (diretor da Escola Livre de Palhaço - ESLIPA).

O segundo, será sobre “Comicidade Feminina – A mulher na palhaçaria e no humor”. Sob mediação da atriz e bailarina Sâmia Bittencourt, a conversa contará com a participação das artistas Jordana Nascimento (Multiartista que integra o Coletivo Bota o Teu e a Rede de Comicidade Feminina do Ceará), Maruska Ribeiro (Iluminadora cênica e integrante do Coletivo Marminina), Amanda Santos (Palhaça e integrante do Coletivo FusCirco) e Karla Karenina (atriz /humorista criadora da personagem Meirinha).

O IV Seminário de Artes Circenses: O lugar do circo - Memória, Economia e Desenvolvimento contará com dois painéis, que serão realizados nos dias 06 e 07 de dezembro, às 14h, no canal do FICC no YouTube. No dia 06 será sobre “O Circo na Economia da Cultura: Reflexões, Contexto e Desafios”, com mediação da produtora cultural Andrea Vasconcelos e da coordenadora do FICC, Giza Diógenes. O bate-papo terá uma abordagem institucional e contará com a participação de Reginaldo Aparecido Calvo (Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará – APAECE), Cattleya Gomes (Coordenação de Economia Criativa do SEBRAE-CE), Laizi Fracalossi (Coordenação de Economia da Cultura da Secult-CE), Ivânio Azevedo (Cientista Chefe da Secretaria da Cultura do Ceará), Paola Braga (Presidente do Instituto Cultural Iracema) e Ana Cláudia Vieira (Coordenadora da Escola Pública de Circo da Vila das Artes).

No dia seguinte (07/12), no tema “O Circo na Economia da Cultura: Reflexões, Contexto e Desafios” será abordado sobre estratégias e encaminhamentos para a criação da Câmara Setorial do Circo do Ceará e para o levantamento e a sistematização de dados sobre o segmento circenses. O bate-papo terá participação  do Luis Carlos Sabadia (Gestor Cultural e presidente da Câmara Setorial de Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará - Adece), Lenildo Gomes (Diretoria de Articulação Institucional do Instituto Dragão do Mar - IDM), Valéria Cordeiro (Coordenadora de Artes e Diversidade da Secult/CE), Cattleya Gomes (Coordenação de Economia Criativa do SEBRAE-CE), Andrea Vasconcelos (Conselheira Estadual de Política Cultural do Ceará no segmento Circo - CEPS) e Ana Cláudia Vieira (Diretora da Escola Pública de Circo da Vila das Artes).

DO LITORAL AO SERTÃO

As atividades do programa Luz no Picadeiro seguem em mais três municípios cearenses. Em Eusébio, a Associação CircoLar Sr. Juarez receberá duas oficinas do festival, que ocorrerão simultaneamente nos dias 04 e 05 de dezembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h. São elas: “Oficina de Construção de Trapézio” com o malabarista e acrobata Jaderson Nobre; e “Oficina de Construção de Lira” com o acrobata especialista em ginástica de solo, Pedro Lopes.

Em Paracuru, nos dias 13 e 14 de dezembro, das 14h às 18h, acontecerá a “Oficina de Música Excêntrica” com o cantor e dramaturgo Orlângelo Leal, na sede da Banda Municipal Mestre Pixuna. Já na Sede da Escola de Música de Paracuru, de 13 a 15 de dezembro, das 14h às 18h ocorrerá a “Oficina de Palhaçaria e Formas Animadas” com o multiartista Chico Henrique.

Também de 13 a 15 de dezembro, duas oficinas serão realizadas em Itapipoca. Pela manhã, das 8h às 12h, a “Oficina de Iniciação a Perna-de-pau” com o acrobata, malabarista e equilibrista Eron Souza, na Escola Maria Magalhães. Já à tarde, das 14h às 18h, a “Oficina de Comicidade urbana – Olha o Palhaço no Meio da Rua” com o artista cênico-visual João Victor Ferreira, na Casa de Teatro Dona Zefinha.

8ª Edição

Além do Programa Luz no Picadeiro, a 8ª edição conta com uma Mostra Artística, que será realizada a partir da segunda quinzena de janeiro de 2022, em Fortaleza no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), e em Paracuru e Itapipoca, em espaços permitidos pelos decretos vigentes.

Apresentado pelo Ministério do Turismo e Atacadão, o 8º Festival Internacional de Circo do Ceará é financiado via Lei de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio do Grupo Dass, da Lunelli, apoio institucional da Vila das Artes, através da Escola de Circo. Apoio da Jaguatêxtil, da Multicor e da Parlare e parceria da BG Soluções Sociais. A coprodução é da Indústria da Arte. Realização: Iluminura Produtora Cultural, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

ATACADÃO

Maior atacadista brasileiro em número de lojas, o Atacadão está presente em mais de 160 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 59 anos e cerca de 60 mil colaboradores, a empresa tem cerca de 240 unidades de autosserviço e mais de 30 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, integrando o canal de vendas online do próprio Atacadão com uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado.

SERVIÇO

8º Festival Internacional de Circo do Ceará | Programa Luz no Picadeiro – De 02 a 15 de dezembro em Fortaleza, Eusébio, Itapipoca e Paracuru. Informações através do site (https://www.festivaldecircoceara.com/) e redes sociais do evento: Instagram (@festivalcircoceara) e Facebook (@festivaldecircodoceara). Contatos: (88) 98151-7300. E-mail:  festivaldecircoceara@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário