domingo, 28 de novembro de 2021

Câmara realiza palestra em alusão ao Novembro Azul.


 

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, realizou, na manhã desta sexta, 19 de novembro, uma palestra em alusão à campanha do Novembro Azul. O médico convidado, Dr. Luciano Filho, alertou para a importância do autocuidado dos homens e ações que podem levar ao diagnóstico precoce e mais possibilidades de cura do câncer de próstata.

Segundo o profissional, o exame do toque ou PSA (antígeno prostático específico) são fundamentais para pessoas do sexo masculino com idade acima dos 50 anos. O médico também especificou que a população que se encontra no grupo de risco (que tenham parentes que desenvolveram a doença antes dos 60 anos ou negros) devem começar a realizar os exames a partir dos 45 anos.

O exame de toque retal identifica o tamanho, a forma e a textura da próstata e pode detectar a presença de nódulos. Para Luciano Filho, o machismo interfere e pode aumentar os números de pessoas com a doença e com diagnostico tardio. Por isso é de fundamental importância divulgar informações acerca do processo e exames disponíveis.

Fique atento aos sintomas:

• Micção frequente.

• Fluxo urinário fraco ou interrompido.

• Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).

• Sangue na urina ou no sêmen.

• Disfunção erétil.

Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.

• Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Cuide da sua saúde. A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante está crescendo junto com você.


https://www.cmsga.ce.gov.br

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário